Batismo no Espírito Santo! Um novo sacramento?

Batismo no Espírito Santo! Um novo sacramento?

Por vezes somos interpelados por nossos irmãos com a seguinte questão: “Vocês da renovação ficam pregando e rezando esse tal batismo no Espírito Santo; A Igreja Católica afirma um só batismo e está na bíblia!” Respondemos: de fato é verdade, Paulo afirma isto, “uma só fé, um só batismo” (Ef 4, 5). Porém é preciso ressaltar, texto fora do contexto, vira pretexto! Paulo está direcionando esta afirmativa a comunidade de Éfeso, propondo lhes verdades teológicas e eclesiais, mas em nosso caso específico, a realidade se faz outra! Não é de nosso interesse aqui, fazermos uma exegese do texto, antes ocupar-nos-emos sobre a perspectiva teológica sacramental na questão proposta.

Não negamos a realidade sacramental, no entanto, o batismo, como nós pregamos e rezamos é de ordem vivencial, isto é, ele não anula e nem quer ser um novo sacramento, trata-se de uma experiência existencial! O mesmo Espírito que recebemos no batismo sacramental é sempre novo e renova. Toda vez que ele emerge em nós, o sentimos de uma maneira nova, ainda que já tenhamos sentido sua presença em outro momento, agora ele se apresenta de maneira nova, não que o Espírito tenha envelhecido ou amadurecido, Deus É, Ele não tem um antes e um depois! Somos nós que amadurecemos e sempre mais nos abrimos a esse relacionamento, essa experiência.

Batizar é mergulhar, encharcar, e é isto que nos pedimos, pregamos e acreditamos. Cada vez que clamamos, levantamos as mãos, dançamos ou nos curvamos; não é porque o Espírito vem de outro lugar ou que esteja descendo sobre nós. Ele já está em nós! Assim, todas estas expressões que usamos tem um único intuito, a saber, “nos abrirmos, rezarmos com todo nosso ser”, deste modo permitimos que o Espírito haja em nós, atue de maneira perceptível em nossas vidas. Com toda essa gesticulação o que queremos é nos declarar apaixonados, desejos de seu amor e abertos à sua vontade!

Em suma, o batismo no Espírito que cremos e clamamos na Renovação Carismática Católica é uma atualização das graças recebidas no batismo sacramental. Graças estas, que ao serem experimentadas em nossas vidas, nos transformam, permitem nos experimentar uma verdadeira ruptura existencial, uma metanóia que nem mesmo a mais profunda psicologia consegue explicar.

Ao fazermos uma experiência concreta desse amor de Deus (Rm5, 5), nossas vidas são transformadas e começamos a ver o mundo com outros olhos. Percebemos não só a necessidade de sermos amados por Deus, mas de corresponder a esse amor a Deus e aos irmãos, correspondência esta, se precisa for, de consumir até nossa vida!

Esse é o desejo da Renovação Carismática: “Que todos sejam batizados no Espírito Santo”, que façam essa experiência concreta do amor de Deus; assim desejamos, não para que todos venham para Renovação Carismática, mas para que todos experimentem este amor de Deus, sejam renovados em seu ardor espiritual e missionário, servindo a Deus da melhor maneira possível, na realidade em que foram chamados, seja na RCC, nas pastorais, nos ministérios e movimentos…, pois a graça do batismo no Espírito Santo não é monopólio da Renovação Carismática, e sim, uma graça de Deus para Igreja, para todos aqueles que creem!!!


 

Autor: Carlinhos Faria – Teólogo – Membro da Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..