Ser jovem

Ser jovem

Muito se tem falado sobre juventude em nossos dias, interessante é ver quem em nossos dias, temos jovens que querem envelhecer, velhos que querem ser jovens e os Peter Pans que pensam nunca envelhecer, no entanto, mais parecem não querer amadurecer.

1º) Traços da juventude na pós-modernidade

Ser jovem em nossos dias não é algo fácil, pois as novas experiências aparecem a cada dia, e geram como consequência uma maturidade precoce, ou seja, o jovem é chamado a amadurecer antes do tempo, ou ainda, funcionam como causa viciante, a saber, os jovens se acomodam com este tipo de vida e não se esforçam para amadurecer de forma consciente e serem agentes de transformação no meio em que vivem.

“A pós-modernidade desloca a acento para o presente”. Os jovens buscam experimentar o momento. Sugam o mel do favo diante dos olhos. Correm o risco de parar na fase das experiências sem tomar decisões, sem compromisso com a vida a vir. O presente torna-se-lhes uma sequencia de tensões, de emoções fortes, cuja resposta se dá na simples descarga emocional. Tem dificuldade de gerir as emoções e de sustentar atitudes permanentes. Rejeitam as obrigações e qualquer autoridade que se lhes imponham de fora. Alimentam pensar indisciplinado.

Em todos os casos, predomina a dificuldade de aceitar a responsabilidade que a vida adulta lhes impõe. Eles evitam o máximo que podem assumir compromissos vinculantes. Por faltar à força do idealismo e da utopia e por concentrar-se no presente, eles facilmente lançam mão do mecanismo de fuga para enfrentar as durezas da realidade, da escola, dos estudos, do trabalho, das relações estáveis e responsáveis. Prolongam o tempo de sono ou se entregam a ele toda vez que emerge um problema. Nem faltam aqueles que praticam esporte radical e se lançam em aventuras perigosas com a implícita consciência de onipotência, ao dizerem: “Comigo não acontece nada” (Libanio, pags 18-19, 2011).

2º) Um caminho de equilíbrio

Sem limites e sem cobranças, dificilmente alguém amadurece. Os jovens rejeitam exigências formais e impostas de cima sem mais. A via autoritária não forma. As demandas necessitam vir da realidade incontornável. A questão pedagógica se desloca para medir a suportabilidade psíquica que o jovem tem do impacto da realidade. Nem muito impacto que o quebre, nem a falta dele que o deixe amorfo, acomodado, irresponsável. O amadurecimento se processa com dosadas, sucessivas e continuadas exigências que o põem em ritmo de responsabilidade. Ele precisa responder a elas, do contrario a vida se lhe torna impossível. Em conversas e em grupos de jovens, merece maior atenção a questão do projeto de vida. Tem se dado por suposto que os jovens o elaborem de maneira e no correr dos anos, mas tal não sucede. Exige-se que os adultos ajudem nessa tarefa. Os jovens aproveitam o presente melhor, com sentido e coragem, se vislumbram o futuro (Libanio, Pags16-17.23, 2011).

Dom Bosco sabia que o mais difícil com os jovens  era a perseverança no bem; por isso dizia-lhes que sem os Sacramentos e a devoção a Nossa Senhora era  impossível permanecer no bem. Por isso, gastava tempo com eles nas Confissões, onde perdoava e moldava cada jovem diamante que Deus lhe confiou. Ali ele era um pai que sabia compreender e corrigir. Com a Comunhão frequente Dom Bosco levava os jovens a fortalecerem contra as tentações do demônio. Ele queria que os jovens fizessem a Primeira Comunhão tão cedo quanto possível, desde que pudessem distinguir entre o pão comum e o Pão Eucarístico, e estivessem instruídos. Queria que logo “o  Rei do Céu viesse reinar nessa alma” (Cleofas, Felipe Aquino).

3º) A guisa de conclusão:

Em síntese podemos destacar quatro pontos do conselho de Paulo apresenta a Timóteo que constituem um principio fundamental para a boa vivencia da fé no âmbito da juventude (I 4,12).

Palavra de Deus: Salmo 119,9

Pratica do Amor: João 13,35

:  Efésios 2,8; Tiago 2,17

Auto domínio: Tito 2,11-15; I Pedro 1,13-16

 

Autor: Carlinhos Faria – Teólogo – Membro da Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..