Carismas: Os serviços na Igreja

Carismas: Os serviços na Igreja

“Os ministérios são diversos, mais um só é o Senhor” (1Cor 12,5). Quando faz esta afirmação, São Paulo coloca todos os ministérios – serviços – em submissão a Jesus Cristo, que é a cabeça da Igreja. O mesmo cuidado para com a articulação, entrosamento e submissão dos ministérios à Igreja é reafirmado em Ef 4,11-16: “A uns ele constituiu apóstolos; a outros profetas; a outros evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa a Construção do Corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo”.

Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores. Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo. É por ele todo o corpo-coordenado e unido conforme a atividade que lhe é própria – efetua esse crescimento visando sua plena edificação na caridade”. Neste texto de Efésios, é atribuído ao exercício orgânico dos ministérios o real progresso, amadurecimento e crescimento de cada fiel e a efetiva edificação da Igreja.

A partir disso, compreende-se a ordem de importância que S. Paulo atribui aos membros da Igreja segundo seus ministérios: “Na Igreja Deus constitui primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores depois os que têm o dom dos milagres, o dom de cura, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas. São todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? Fazem todos milagres? Têm todas as graça de curar? Falam todos em diversas línguas? Interpretam todos?” (1Cor 12, 28-30; Os ministérios na Igreja, André Lemaire, pág. 27).

Deus chama cada um de seus fiéis a exercer um serviço específico dentro da sua Igreja, com a finalidade de cada vez mais edificar o corpo e a casa de Deus. Os cristãos devem ser pastoreados como templos do Espírito Santo, como filhos de Deus, de uma forma pessoal e particular, para que assim formados, santificados, congregados ao redor de Cristo, edifiquem o Corpo de Cristo. Cada batizado deve desempenhar a missão que Deus lhe deu para a qual o capacitou com o objetivo de que todos cheguem à unidade da fé e a plenitude do conhecimento de Cristo e assim sejam novas criaturas, “outros cristos” (Ef 1).

Autor: Tácito Coutinho – Tatá – Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..