Carismas: Os serviços específicos de que fala São Paulo

Carismas: Os serviços específicos de que fala São Paulo

Quantos são os ministérios? Tantos quantos se fizerem necessários para a evangelização de toda a humanidade. Há nas dioceses e paróquias toda uma gama de pastorais, de acordo com as exigências de cada realidade. A Renovação, além de ser fortemente chamada a participar dos serviços pastorais, exerce ministérios característicos de sua espiritualidade, como a cura e aconselhamento, a condução de grupos e assembléias de oração. Todos estes serviços se encaixam nas diversas pastorais constituídas.

São Paulo nos fala de ministérios específicos, que passaremos a examinar:

a) Os apóstolos

São missionários enviados por uma comunidade cristã para anunciar a Boa Nova, onde ela não é ainda conhecida. Todo fiel leigo, independentemente de sua vocação específica, é chamado ao apostolado: “Toda Igreja é apostólica na medida em que, através dos sucessores de São Pedro e dos Apóstolos, permanece em comunhão de fé e de vida com a sua origem. Toda a Igreja é apostólica na medida em que “é enviada” ao mundo inteiro; todos os membros da Igreja, ainda que de formas diversas, participam deste envio.

“A vocação cristã é também, por natureza, vocação ao apostolado”. Denomina-se “apostolado” toda a atividade do Corpo Místico que tende a estender o reino de Cristo a toda a terra” (Cat, 863).

b) Os profetas

Chamados a serem profetas em virtude da participação do múnus profético de Cristo aceitando na fé o Evangelho e anunciando-o “com a palavra e com as obras, sem medo de denunciar corajosamente o mal, (unidos) a Cristo (…) e constituídos “testemunhas” de Cristo Ressuscitado” (ChL, 14), os fiéis leigos que vivem a graça da RCC exercem igualmente o ministério profético no que se refere ao carisma da palavra da profecia e distinguem-se por seu falar “em espírito”, falar em nome de Deus. Transmitem à comunidade orientações específicas de Deus quando no exercício do carisma da palavra da profecia, no sentido de expressarem a voz de Deus para um grupo específico de pessoas em um tempo específico. Iluminados pela graça, são ainda capazes de fazer uma leitura dos acontecimentos presentes à luz da Palavra, doutrina e Magistério.

c) Os doutores

Encarregados de estudar a Palavra de Deus; os doutores, quase sempre associados aos profetas como prova a expressão “os profetas e doutores” (At 13,1): garantem a base para um ensinamento mais sistemático, baseado nas Escrituras e na Tradição.

No antigo Testamento, os ministérios eram exercidos pelos titulares de certas funções sagradas como: os reis, os profetas, os depositários do sacerdócio, exercendo uma mediação entre o povo de Deus. Todos esses são ministros da Antiga Aliança (1Cor 3,7-9). Na Nova Aliança Cristo é o único mediador entre Deus e os homens, sacerdote eterno, profeta, pastor e cabeça de sua Igreja. Por isso, na Igreja, por Ele fundada, se exerce o ministério da Nova Aliança, onde Cristo é o ministro do Pai por excelência e portanto todos os ministérios devem estar submetidos a Ele; e exercidos por Ele, Nele e para Ele (1Cor 12,5).

 

Autor: Tácito Coutinho – Tatá – Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..