Carisma e instituição, Pedro e Maria

Carisma e instituição, Pedro e Maria

Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais

Roma, Domus Pacis, 27-29 de maio de 1998

Breve intervenção do Cardeal Stanislaw Rylko

Secretário do Pontifício Concílio para os Leigos

A Igreja que aqui está, está como o quadro “Igreja portadora do Espírito Santo”. Maria com os Apóstolos no Cenáculo. Surpreende-me sempre, e essa surpresa eu senti de novo aqui como se o Espírito Santo agisse tanto antes quanto hoje.

Já antes do II Concílio Vaticano, o Espírito Santo fez germinar, diria, alguns movimentos, algo que me parecia extraordinário. Porque o Espírito Santo percorreu duas estradas; uma estrada normal e uma estrada fora do comum, a estrada dos leigos.

Suscitando esses Movimentos – e este é o estilo do Espírito Santo – começou a realização da Economia da Salvação, pelos leigos, por Maria, porque Maria é um modelo dos leigos, do leigo. Ela permaneceu leiga, não recebeu nenhuma missão de Jesus como os apóstolos, ela é Rainha dos Apóstolos, permanecendo verdadeiramente leiga. Cheia do Espírito Santo, e assim trouxe ao mundo Jesus.

E assim agiu o Espírito Santo hoje. Antes esta via fora do comum, arrebatou tantos leigos, fez movimento acima de tudo sobre esta via. Parece-me que seja uma via mariana, diria que é uma presença mariana na Igreja, Maria cheia do Espírito Santo.

Depois veio o Concílio: a via normal, institucional se quiserem ou apostólica, petrina se quiserem. E, acima de tudo quando eu vi este quadro, que hoje estas duas vias se encontram, esta via normal, institucional apostólica¸ petrina e esta via mariana que o Espírito Santo escolheu para conduzir, para realizar o Pentecostes hoje. Eu vi a realização disto, que um profeta desse tempo, o Papa João XXIII, disse no início do Concílio: que queria ver o Pentecostes de hoje, o novo Pentecostes.

Parece-me ver hoje agora, realizado o que este Papa disse: o novo Pentecostes. É a preparação para o ano 2000.

Os movimentos vão na estrada de Jesus. Jesus encarnado, diria Jesus secularizado. E eu sei que é uma palavra difícil mas Ele veio ao mundo, ele entrou no mundo: os Movimentos parece-me que fazemos a mesma coisa, estão secularizados, no sentido em “estão no mundo”.

É verdade porque o método do movimento está secularizado: O que quer dizer? O testemunho é o método secularizado para o mundo de hoje. O mundo de hoje quer ver, tocar, não sentir as homilias, ele quer ver e tocar. Isto é, o que os movimentos fazem: andam sobre esta estrada, que é uma estrada secularizada.

Vocês me compreendem bem? Secularizada desta maneira: testemunhar, deixar tocar no mundo aquilo que é cristianismo e deixar tocar no mundo o Deus próximo em Jesus Cristo. Isto faz o Espírito Santo, porque Jesus vem, veio e vem somente no Espírito Santo. Maria foi envolvida pelo Espírito Santo.

Então com grande alegria, vendo esta Igreja do Terceiro Milênio, digo que dois carismas se encontram. E hoje se encontram Pedro e Maria, o carisma do Bispo e outros carismas, os carismas dos leigos, todos os outros carismas presentes na Igreja. É uma grande alegria; o Espírito Santo traz alegria. Obrigado, obrigado.


Breve intervenção do Cardeal Stanislaw Rylko

Comunidade Javé Nissi – Grupo de Reflexão Teológico-Pastoral

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..