Carismas: Cada ministério é sustentado por um carisma específico

Carismas: Cada ministério é sustentado por um carisma específico

O termo “ministério” é amplamente utilizado pela Renovação Carismática, para designar de uma maneira geral os mais diversos serviços pastorais: Tal termo não tem aqui o mesmo sentido do ministério pastoral oficializado. São estes alguns dos serviços mais comuns: ministério de cura, ministério de música, ministério de coordenadores de grupo de oração, ministério de servos de Seminário de Vida no Espírito Santo, ministério de pregação, ministério de intercessão, ministério de evangelização, ministério de ensino. (Carismas para o nosso tempo, Pe. Alírio Pedrini, SJC, Ed. Loyola, São Paulo, Brasil, 1992, cap. 6). Tais serviços devem ser exercidos em submissão a Cristo através da sua Igreja.

Os ministros de serviços exercem seu ministério participando do ministério de Cristo. Portanto, “ministério” é um serviço prestado à comunidade com a capacitação dos carismas.

Todos os cristãos têm todos os carismas do Espírito Santo na medida da necessidade da comunidade, mas exercem um ministério específico que depende mais de um carisma que de outro. Por exemplo, o ministério de cura necessita muito mais do carisma de cura; o ministério de profecia necessita do carisma da palavra da profecia; o coordenador de grupo de oração necessita da palavra de sabedoria e do discernimento dos espíritos enquanto exerce a coordenação da oração, além do carisma do amor para cuidar dos membros do grupo como o Bom Pastor cuidou de suas ovelhas e assim conseqüentemente. No entanto, apesar de serem estes os carismas mais específicos destes ministérios, nenhum carisma existe ou pode ser exercido isoladamente. Seja qual for o ministério ao qual o Senhor nos chame, necessitaremos sempre do auxílio de todos os carismas para exercê-lo com o poder de Deus.

Deus ao instituir seus ministros, desde toda a eternidade, consagra-os, capacita-os para exercerem sua missão que sempre terá o objetivo, a glorificação e a conversão dos filhos de Deus (Jr 1,5). Por isso, dota seus ministros dos dons, dos talentos e das aptidões que ele vai necessitar para exercer seu ministério,de tal forma que ele possa contar sempre com a sua graça a fim de não cair na tentação da auto-suficiência e de um exercício meramente humano de seu serviço à Igreja.

Autor: Tácito Coutinho – Tatá – Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..