Quatro Sintomas da Vida no Espírito

Quatro Sintomas da Vida no Espírito

Quatro sintomas da vida no Espírito Santo! Nesse artigo vamos aprender sobre quatro efeitos da ação do Espírito Santo em nós, tomando de base a experiência de Jesus no Espírito no Evangelho de Lucas. Abra seu coração porque Deus tem planos maiores para sua vida!
 “Ao iniciar seu ministério, Jesus tinha cerca de trinta anos”. É muito interessante Lucas relatar que Jesus só da inicio ao seu ministério depois dos trinta anos. Essa informação ele nos da por causa de um elemento fundamental para que todo Cristão possa começar qualquer ministério na Igreja, a experiência do Batismo no Espírito Santo.  Em  (Lucas 3, 21-22)  o apóstolo nos relata como e quando se iniciou a vida pública de Jesus: “Enquanto todo o povo era batizado e Jesus, batizado, estava em oração, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele, em forma corpórea, como uma pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu filho amado; em ti está o meu agrado”.

O Batismo no Espírito Santo é inicio de toda caminhada na vida cristã, somos chamados de cristãos porque recebemos o mesmo Espírito de cristo, a principal missão do Espírito Santo é formar cristo em nós, nos santificando com seus frutos e dons espirituais. Nesse artigo quero descrever sobre quatro elementos da vida no Espírito de acordo com o relato de Lucas.

1º Elemento: O primeiro efeito da experiência do batismo no Espirito é o convencimento que somos filhos amados de Deus. 

V,22 –  Tu és meu filho amado;

Quando somos batizados no Espírito Santo nosso relacionamento de intimidade com Deus muda radicalmente. (de escravos, nos tornamos filhos cf Gl 4,6)  Passamos a ter um novo relacionamento com Deus, passamos a ter mais intimidade com ele,  sabemos que ele nos ama, que esta conosco, em todos os momentos e o tempo todo.  (Rm 5,5)  O Batismo no Espírito Santo é a experiência do amor de Deus derramado em nossos corações.

Um segundo elemento:  É que o Espírito nos capacita para abandonarmos o pecado e vencermos as tentações na vida diária.

(Lucas 4,1-2) Jesus foi levado ao deserto… Parece até estranho falar isso, mas o Espírito Santo vai nos levar ao confronto com o demônio. Porque um segundo efeito do Espírito Santo é nos fazer proclamar o Senhorio de Jesus (cf 1 Cor 12,3).

Jesus é o divino lixeiro, ensina Padre Jonas, que deseja entrar em nossa casa para arrancar toda sujeira, todo entulho que são trevas em nossas vidas. Assim pelo Espírito se mata toda obra carnal (Rm 8,13). Quando deixamos o Espírito Santo agir em nós ele começa sua obra de santificação nos libertando de pecados, vícios, traumas, medos, pânicos. Normalmente quando há de fato um verdadeiro pentecostes, essa experiência vem acompanhada de curas e libertações.  É no poder do Espírito que venceremos todas nossas misérias e fraquezas. Jesus venceu no Espírito Santo, nós também podemos vencer nossas batalhas pessoais.

Um terceiro elemento: O Espírito nos leva a missão (Lucas 4,18) O Espírito do Senhor me ungiu para…

Quem faz a experiência do Espírito Santo, não se cala. Foi isso que aconteceu com Pedro e Tiago diante do sinédrio, quando interrogados os mesmos queriam que se calassem diante da ressureição de Jesus, “Quanto a nós não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos (Atos 4,20); e mais… Ai de mim se eu não anunciar o evangelho! (cf 1 Cor 9,16)  O Espírito nos impele a evangelização, a missão, ao testemunho de vida.  Isso porque passamos a ser o evangelho vivo, vivenciando nossa experiência em todos lugares e anunciando o amor de Deus em cristo com coragem e convicção, afinal a boca fala do que o coração esta cheio.

No evangelho não tem agente secreto – Cristão batizado no Espírito Santo prega o evangelho em qualquer situação.

Existem varias formas de evangelizarmos:

Pregação – anuncio direto; Testemunho de vida; (principalmente vida comunitária)

Pelas obras de caridades; Pelas artes (danças, canto, teatro, poemas); Através dos carismas ( você pode oferecer o talento que Deus te deu para evangelização e ajuda aos mais necessitados).  Entre outros.

E um quarto e ultimo elemento:  O Espírito Santo gera em nós FOME DE DEUS

A vida de Jesus antes de tudo foi uma vida de intimidade com o Pai, Jesus tinha fome de Deus “o meu alimento é fazer a vontade daquele que em enviou”  o evangelho de Lucas sobretudo nos revela que Jesus buscava em todos momentos estar com o Pai (cf Lucas 3,21-22; Lucas 5,15-16 Lucas 6,12)  Jesus se retirava ao deserto e passava noites inteiras em oração.

A vida de Jesus foi uma vida de intensa oração. Essa é a fonte de toda sua obra, seu poder, sua unção.  É muito fácil descobrir o verdadeiro motivo que leva a um jovem  sair da comunidade, não são os amigos, faculdade, trabalho, namoro, mas o descuido na vida de oração. É na oração que obtemos todas as graças para vivermos nossa fé, é na oração que crescemos na espiritualidade, que firmamos nossa convicção.  Um cristão que não reza é como um tambor vazio, faz apenas barulho, mas não tem nada dentro.  A oração não é tudo; só 100%

Quando rezamos aplicam-se duas leis universais:  Quanto mais eu rezo  mais tenho vontade de rezar (o Espírito gera mais fome de Deus em mim);  Quando mais eu rezo mais Deus é Deus em mim. ( o Espírito age e transforma meu coração).

Concluindo:  Precisamos viver uma vida intensa no poder do Espírito, a vida no Espírito é a vocação de todo cristão!

Se você ainda não vive os efeitos de uma vida plena no Espírito, faça como Jesus desça até o Jordão, ou seja busque um lugar para oração, aguarde o cumprimento da promessa do Pai, confie, Deus é fiel não tardará, o Senhor irá derramar abundantemente sobre seu coração seu Espírito e fará  de nós novas criaturas.

Autor: Rodrigo dos Santos Jesus (Rodriguinho) – Ministério Marcos

 

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..