Sem a fé é impossível agradar a Deus

Sem a fé é impossível agradar a Deus

O autor da carta aos Hebreus afirma que: “sem a fé é impossível agradar a Deus, pois que dele se aproxima deve crer que ele existe e recompensa os que os procuram” (Heb 11,6) .

No entanto, é preciso que saibamos de que recompensa o autor está falando, o contexto se dá na abordagem da fé dos grandes testemunhos de fé do Antigo Testamento, a fé aqui oferece em primeira instancia a recompensa da salvação, que em outras palavras é vida em abundancia, vida aqui e na eternidade. O texto não tem nada a ver com a teologia da prosperidade pregada nas Igrejas Neopentecostais, e sim com a participação na vida divina, o ser amigo de Deus, relacionar-se com Deus, daí o sentido de quem sem ela é impossível a agradar a Deus. A fé é um convite a vida e não qualquer vida, mas a vida divina.

A Sagrada Escritura é permeada do começo ao fim do testemunho de fé. São relatos de homens e mulheres que se esforçaram por viver a amizade com Deus, e neste relacionamento de amor foram transformados e revestidos de uma vida que somente deus pode nos dar. É a vida divina da qual Paulo fala aos Coríntios: “Portanto, todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura, as coisas velhas passaram e realidades novas estão aparecendo” (II Cor 5,17).

1º) Fé encarnada

De nada vale uma fé que não se transforma em vida (Tg 2,17), que não leve a atitudes de coerência com o projeto de Deus, de testemunho da palavra, da ousadia de viver na contramão do mundo.

A fé é fundamento da esperança, vai nos dizer a carta aos hebreus, portanto é pela fé que apostamos em um mundo novo, que acreditamos na conversão das pessoas e na nossa própria, na fé temos a certeza de que a vontade de Deus vai prevalecer que a nossa salvação está garantida, no Cristo Jesus.

2º) É por graça que fostes salvos

Paulo exorta aos Efésios que sua salvação vem pela graça (Ef 2,8) , e não por seus próprios méritos, uma vez que “é Deus quem opera em nós o querer e o agir” (Fl 2,13).

Assim, muito mais que querermos fazer alguma coisa, precisamos estar atentos ao que Deus quer realizar em nós.

Prado Flores nos apresenta cinco pontos por meio dos quais podemos perceber a ação de Deus em nossas vidas, tornando-nos semelhantes ao seu filho e aprimorando-nos na vivencia da fé.

  1. Deus sempre tem usado o homem como é. Deus nos aceita como somos. E mais, Ele nos fez assim: uma mistura de barro com um sopro do Espírito. Deus toma a miséria do homem, o barro, e começa sua obra de transformação com o Espírito Santo.
  2. Deus chama a quem Ele quer; e parece que sempre despreza aos sábios e prudentes deste mundo, elegendo os pequenos e os pobres para revelar-lhes o mistério do Reino. Ele não tem escolhido o forte do mundo. Ao contrario, através do mais fraco tem confundido ao forte.
  3. Onde abunda o pecado superabunda a misericórdia de Deus; porque quando somos fracos é quando somos mais fortes, porque a luz de Deus brilha e resplandece mais nas trevas. Essa é a obra de Deus: transformar o barro em um vaso que seja capaz de levar dentro um grande tesouro. É Ele quem nos faz criaturas novas em Cristo Jesus. Esse é seu plano: fazer-nos criaturas novas.
  4. Deus age de forma ordinária e de forma extraordinária. Não devemos, portanto, estar esperando sempre manifestações extraordinárias de seu poder. Esta Renovação Carismática tem destacado algo que estava um pouco empoeirado na experiência da Igreja: manifestações extraordinárias do poder de Deus. Porem, tão pouco devemos cair no outro extremo de pedir e exigir uma manifestação maravilhosa e especial para cada circunstancia de nossa vida. Deus também age através das coisas mais simples e naturais.
  5. Deus age sempre como mais convém. Não se deve, pois, generalizar e dizer: faz assim comigo, assim Ele faz sempre. Esta ou aquela é a melhor maneira. Não. Devemos estar sempre abertos as surpresas do Espírito, porque o vento sopra como quer e não sabemos de onde vem nem pra onde vai.

Nas sagradas Escrituras, encontramos o próprio Deus. Ali revela-se, manifesta-se e entrega-se Deus mesmo, dando a conhecer sua vontade (Flores, Pags 12-13, 1993).
Musica:

Quando não posso te ouvir

E o meu clamor

Já não muda o Teu silêncio

São nuvens que escondem o sol

E tornam o dia tão escuro quanto a noite

Então lembro que não podes me esquecer

Se o meu nome está gravado em Tuas mãos

Mesmo que ainda eu não consiga ver

Sei que se levantarás em meu favor

 

Lembra Senhor,

Juraste o Teu amor

E nada pode mudar o que sentes por mim

Nem os meus pecados

Lembra Senhor,

E faz mais uma vez os Teus sinais

E saberão que ainda És o mesmo Deus

 

Que revelou a sua Glória a Israel

E que por amor abriu o mar parou o sol
Sei que farás o mesmo em meu favor. (Lembra Senhor, Toque no Altar)

Autor: Carlinhos Faria – Teólogo – Membro da Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..