O Mistério da Igreja

O Mistério da Igreja

O Espírito Santo e a Igreja

A missão de Cristo e do Espírito Santo realiza-se na Igreja, Corpo de Cristo e Templo do Espírito Santo. Esta missão conjunta associa a partir de agora os fiéis de Cristo à sua Comunhão com o Pai no Espírito Santo: o Espírito prepara os homens, antecipa-se a eles pela sua graça, para atraí-los a Cristo. Manifesta-lhes o Senhor ressuscitado, lembra-lhes a sua palavra, abrindo-lhes o espírito à compreensão da sua Morte e Ressurreição. Torna-lhes presente o mistério de Cristo, eminentemente na Eucaristia, a fim de reconciliá-las, de colocá-las em comunhão com Deus, a fim de fazê-las produzir “muito fruto” (Jo 15,5.8.16).

Assim a missão da Igreja não é acrescentada à de Cristo e do Espírito Santo, senão que é o Sacramento dela: por todo o seu ser e em todos os seus membros a Igreja é enviada a anunciar e dar testemunho, atualizar e difundir o mistério da comunhão da Santíssima Trindade.

“Nós todos que recebemos o único e mesmo espírito, a saber, o Espírito Santo, fundimo-nos entre nós e com Deus. Pois embora sejamos numerosos separadamente, e o Espírito faça com que o Espírito do Pai e o dele habite em cada um de nós, este Espírito único e indivisível reconduz por si mesmo à unidade os que são distintos entre si e faz com que todos apareçam como uma só coisa nele mesmo. E da mesma forma que o poder da santa humanidade de Cristo faz com que todos aqueles em quem ela se encontra formem um só carpo, penso que da mesma maneira o Espírito de Deus que habita em todos, único e indivisível, os reconduz todos à unidade espiritual.” (S. Cirilo de Alexandria)

Por ser o Espírito Santo a unção de Cristo, é Cristo, a Cabeça do Corpo, que o difunde nos seus membros para alimenta-los, cura-los, organizá-los em suas funções mútuas, vivificá-los, envia-los a testemunhar, associa-los à sua oferta ao Pai e à sua intercessão pelo mundo inteiro. É pelos sacramentos da Igreja que Cristo comunica aos membros de seu Corpo o seu Espírito Santo e Santificador.

Essas “maravilhas de Deus”, oferecidas aos crentes nos sacramentos da Igreja, produzem seus frutos na vida nova, em Cristo, segundo o Espírito.

“O Espírito socorre a nossa fraqueza, pois não sabemos o que pedir como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós em gemidos inefáveis” (Rm 8,26). O Espírito Santo, artífice das obras de Deus, é o Mestre da oração.

Deus, em seu plano de Amor para com o mundo, deseja que todos os homens e mulheres se salvem, isto é, vivam em comunhão com ele. Toda a história da salvação consiste nesta oferta de Amor de Deus. Jesus é a prova maior deste Amor. A todos os que seguem Jesus, o Pai os constitui numa comunidade especial chamada Igreja. Ela é fruto da Santíssima Trindade e ao mesmo tempo inspira-se na Santíssima Trindade para ser e agir como Igreja.

Em Cristo Jesus, com seus apóstolos e discípulos, inicia-se a Igreja, como sua família (cf. Mt 12,49), seu rebanho (cf. Lc 12,32). Esta comunidade é fundada sobre o amor (cf. Jo 13,34-35), o cumprimento da vontade do Pai (cf. Mc 3,34-35), a intima comunhão com Jesus (cf. Jo 15,1-15) e a obediência ao Espírito Santo (cf. At 2,1-8).

A Igreja não existe para si, mas para o Senhor e seu Reino. Em Pentecostes, a Igreja é enviada pelo Cristo a todas as nações para fazer-lhe discípulos (cf. Mt 28,19-20). Para isso o Espírito concede à Igreja variedade de dons, funções e carismas (1Cor 12,1s). Ao longo dos séculos ela cumpre sua missão de Sacramento de Jesus, sinal do Reino na espera atenta da chegada gloriosa do Senhor (cf. Ap 21)

A Igreja é una

– pela Santíssima Trindade, um só Deus em Três Pessoas, que a criou; – por Jesus Cristo, Bom Pastor que a fundou, restabelecendo a unidade de todos num só povo, num só corpo, sendo Ele a Cabeça;

– pelo Espírito Santo, que a inspira, santifica e guia,realizando a união dos fiéis entre si e com Cristo para a glória de Deus; dinamizando as forças da Igreja contra as forças do mal, na construção do Reino de Deus.

Mas esta Igreja una se apresenta, desde o começo, numa grande riqueza de diversidade proveniente da variedade de dons de Deus e da multiplicidade de pessoas que a conformam. O zelo para manter a unidade visível coloca três elementos fundamentais:

  • a profissão de uma única fé recebida dos apóstolos
  • a celebração comum do culto divino, especialmente dos sacramentos
  • a sucessão apostólica pelos sacramentos do batismo ( novos cristãos ) e da ordem ( coordenação e pastoreio ) que mantém a concórdia fraterna da família de Deus.

Igreja Santa

Cristo ama a Igreja como sua esposa, deu sua vida por ela, cumulou-a de dons, enviou-lhe o Espírito Santo, tornou-a seu Corpo Místico, portanto, santificou-a. Nós seus membros somos denominados “santos” (cf. At 9,13).

Santificada por Cristo, por ele e nele a Igreja torna-se santificadora. Uma de suas principais missões consiste em santificar seus membros para poderem cumprir sua missão primeira de evangelizar e glorificar a Deus.

Igreja Católica

Católico (termo grego) significa “universal, total, integral”. A Igreja é Católica porque nela Cristo está presente e ela é seu Corpo Místico (cf. Rm 12,1-18). É Católica também, porque foi enviada por Cristo para o mundo inteiro (cf. Mt 28,16-20).Cada Igreja local (diocese), unida ao Papa (à Igreja de Roma), vivendo o Evangelho, celebrando os sacramentos, trabalhando pelo Reino de Deus e vivendo em comunhão com outras Igrejas locais, é Igreja Católica, tem em si as características da catolicidade que Jesus deu à sua Igreja.

Igreja Apostólica

Igreja é apostólica, porque fundada sobre o testemunho dos apóstolos de Jesus e sobre a legítima sucessão deles na história (cf. Ap 21,14); porque conserva e transmite, com a ajuda do Espírito Santo, o que recebeu de Cristo e dos apóstolos, ou seja, “o depósito da fé”.

A missão dos apóstolos. Jesus prepara seus discípulos e os envia (Apostolói, em grego, significa enviado por alguém para uma tarefa específica: “Como o Pai me enviou eu vos envio” – Jo 20,21). São Paulo diz que o apóstolo de Cristo é “ministro de uma nova aliança” (2Cor 5,20), “ministro de Deus” (2Cor 6,4), “embaixador de Cristo” (2Cor 5,20), “servidor de Cristo e despenseiro dos mistérios de Deus” (1Cor 4,1).

Autor: Tácito Coutinho – Tatá – Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Ministério de Formação Paulo Apóstolo

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..