Pentecostes: o sopro da vida que se renova

Pentecostes: o sopro da vida que se renova

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Pv 22,6).

Jesus veio ao mundo para nos dar o exemplo de amor fraterno, santidade e obediência. Porém nós, pais, professores e evangelizadores, sabemos como é difícil a tarefa de educar e dar bons exemplos. Conhecendo a nossa limitação humana, Deus traça um plano perfeito de salvação, enviando seu Filho Jesus para redenção dos nossos pecados e ainda oferece o seu próprio Espírito para nos santificar e nos amparar.” Recebereis o Espírito Santo e Ele vos dará força” (Atos1,8).

Pentecostes é a festa da Igreja e dos cristãos, onde comemoramos o Dom do Espírito Santo dado por Deus. É o nascimento da Igreja e da nossa missão de evangelizar.

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Se cremos que Deus é Amor (1Jo 4, 8) cremos que o Espírito Santo é o próprio Amor de Deus agindo em nós. Porém se para nós a Santíssima Trindade é um mistério difícil de imaginar por não caber em nossas cabeças tão pequenas, adultas e medíocres, com as crianças, isso se torna bem mais simples, pois elas tem ainda o poder de imaginar, criar e fantasiar.É na fantasia da criança que tudo se torna possível, perfeito e fantástico. “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus” Mateus 18,3.

O mundo da criança é um livro em branco, ao qual ajudaremos com nossas referências, costumes, vivências e crenças a escrever cada linha, cada conquista, cada aprendizado. Apesar de fantástico e lindamente ingênuo, o mundo infantil precisa ter referências norteadoras de tudo o que a cerca. Desde de bebê precisamos alimentar, cuidar, amar e guiar nossas crianças.Da mesma forma quando vão crescendo precisam ainda dos nossos ensinamentos.Isso é que devemos aprender das crianças, elas precisam dos pais como nós devemos precisar de Deus.É a entrega total e verdadeira.

  “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2,52).

Se quisermos que nossas crianças sigam o exemplo de Jesus e cresçam em sabedoria, estatura e graça devemos oferecer á elas o presente que vem de Deus para nos santificar: o Espírito Santo. As crianças precisam viver a efusão do Espírito, para terem a consciência do Espírito Santo que habita dentro delas.O batismo no Espírito Santo torna as crianças mais íntimas de Deus, mais santas e desejosas do céu.

Comemorar Pentecostes é comemorar o presente que ganhamos do céu e que não encontramos em nenhum lugar para comprar. Não é sobre o que merecemos ganhar nem o que podemos ter.É sobre um amor maior que nos amou primeiro e quis se derramar.

Toda criança gosta de ganhar presentes, porém muitas vezes, não sabem manuseá-los e precisam da ajuda dos pais. Para viver um Pentecostes perene a criança vai também precisar de ajuda. Não é só ganhar o presente, é preciso saber usá-lo no seu dia a dia, diante dos conflitos, dos medos, das brigas, dos desafios. Essa é a missão primeira dos pais: evangelizar seus filhos.

Ajudar as crianças a experimentar Pentecostes é proporcionar a todas elas uma vivência com mais cooperação e menos competição, mais perdão e menos ressentimento, mais partilha e menos acúmulo, mais brincadeira e menos agressões, mais amores e menos dores.

Comemorar Pentecostes é embarcar como crianças e com as crianças em um carrossel de sonhos que gira com a força da fé.

Comemorar Pentecostes é comemorar a semente do bem que foi plantada em nossos corações. Comemorar a essência divina que habita em nós.Comemorar o nosso encontro com Cristo.Comemorar a realização das promessas de Deus.

Comemorar Pentecostes é colher em cada olhar puro de criança os frutos do amor, da alegria, da paz, da paciência, da amabilidade, da bondade, da fidelidade, da mansidão e do domínio próprio. Comemorar Pentecoste é voar de mãos dadas com o Espírito Santo!

Comemorar Pentecostes é comemorar o sopro da vida que se renova!

Autor: Livia H. Graziani Torres  – Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..