Somos chamados filhos de Deus!

Somos chamados filhos de Deus!

Queridos irmãos e irmãs

Graça e Paz

Pelo Evangelho de Nosso Senhor, somos chamados a viver a dimensão comunitária do cristianismo. A vida cristã comunitária é uma necessidade nos tempos que correm. É toda vez mais difícil sobreviver, como cristão crente, num mundo secularizado; crescer e realizar a missão confiada por Deus. A forma de vida que a estrutura socioeconômica impõe às famílias e aos indivíduos não está apta a favorecer a realização dos planos de Deus para nossas vidas.

Estamos convencidos de que, como nos primeiros séculos, o primeiro efeito da vinda do Espírito sobre os cristãos é unir os cristãos numa comunidade de fé, de fraternidade e de serviço a toda a comunidade humana, para dar assim testemunho da credibilidade da Boa Nova. Agora que voltamos a uma Igreja da diáspora, o testemunho da Igreja no mundo baseia-se cada vez mais na qualidade das comunidades cristãs.

A “comunidade cristã” é uma reação contra situações existentes em nosso meio, pois procuram ser mais humanas, menos jurídicas, mais próximas e mais dinâmicas. A nossa união com Jesus Cristo faz com que não fiquemos isolados, mas que nos reunamos e que colaboremos num projeto grandioso: instaurar o Reino de Deus entre os homens, a fim de que, unidos a Ele, encontrem a felicidade. Os fundamentos sobre os quais repousa a vida comunitária cristã é a unidade em Cristo no Espírito Santo.

Amados irmãos; desde sempre, Deus teve um plano para os homens. De muitas formas, nos fez conhecer que nos ama e que deseja manter relação conosco. Por pura benevolência, sem nenhum mérito da nossa parte. Não cessa de repetir que seu amor é diferente do dos homens; é gratuito e fiel. Deus quer nos fazer participantes de sua própria perfeição e de sua própria felicidade.

Para realizar este plano, a humanidade está unida a Jesus Cristo desde antes da criação do mundo. Pois Jesus Cristo é Deus e Homem, Filho do Pai e primogênito de toda criatura, em quem e por quem tudo foi criado (Cl 1,15). Essa unidade de todos em Jesus Cristo nos faz partícipes de tudo o que Deus nos reservou, é o primeiro fundamento de uma vida comunitária cristã.

Nós sabemos que, em Cristo, somos filhos do mesmo Pai, membros da mesma família divina (Jo 1,18; 3,8) e chamamos os outros cristãos de irmãos e irmãs. Não há nada mais importante no mundo que Cristo. Não pode haver, portanto, comunidade cristã senão a partir do momento em que nos tratemos como irmãos e irmãs, porque somos cristãos. As relações cristãs têm prioridade sobre todas as outras relações como as estabelecidas com compatriotas, companheiros de partido e pessoas da mesma classe.

Essa fraternidade pressupõe laços de afeto, grande solicitude de uns para com os outros e uma incondicionalidade no serviço a todos. A maioria dos homens não dá mostras de tais sentimentos senão a um grupo restrito de amigos que conheceu ocasionalmente e cuja amizade cultiva. A alternativa cristã é um amor fraterno que se partilha com um grupo numeroso sem tornar-se impessoal. Sabendo que estamos unidos em Cristo, podemos nos tratar mutuamente com afeto e confiança, apesar do grande número de pessoas com as quais entramos em relacionamento.

Queridos irmãos;

O cristianismo é essencialmente comunitário, de acordo com a oração de Jesus: que eles sejam um, Pai, como tu e eu somos um (Jo 17,21) e de acordo também com o que advertiu: onde dois ou três se reunirem em meu nome, ali estarei no meio deles (Mt 18,20). Não somos capazes de atingir o ideal comunitário só com nossas próprias forças. Por isso, os profetas anunciam que Deus quer adquirir para si um novo povo e infundirá nele seu próprio Espírito. Assim, poderá caminhar no Plano de Deus a partir do mais íntimo do seu interior e com um coração novo.

O Espírito Santo é o princípio pelo qual o Corpo de Cristo se forma e se estende. Porque é ele que une todos os novos fiéis a Cristo, Cabeça do Corpo e, ao mesmo tempo, unifica-os entre si, formando um todo. Por isso, a animação de todos pelo mesmo Espírito constitui o segundo fundamento da vida comunitária cristã. Ser cristão é, essencialmente, tornar Cristo visível numa nova forma de sociedade. O Espírito foi enviado para formar a Igreja; por Ele o povo de Deus continua a obra de Cristo e tudo renova (Ap 21,5).

Amados irmãos;

Vigiemos, redobremos as vigílias e as orações, mas que a alegria seja um sinal da presença do Espírito. Aproveitemos nosso tempo buscando realizar o bem a cada instante!

Avancemos! Não é hora de recuar! O Senhor está conosco!

Que a Virgem de Aparecida nos abençoe e nos proteja.

Em Cristo,  Tatá

Tácito Coutinho - Tatá - Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..