SER PAI COMO JOSÉ E MÃE COMO MARIA

SER PAI COMO JOSÉ E MÃE COMO MARIA

No mês de agosto comemoramos o dia dos pais. Impossível falar de pai, sem falar de mãe, porque é a mãe quem atribui a paternidade, quem torna o pai, pai, dando-lhe um filho. Os pais, por sua vez, devem educar seus filhos, confiando-os à paternidade de Deus, sem esquecer-se que, o filho ou os filhos, acima de tudo, são filhos de Deus. Se houvesse consciência dessa verdade, muitas angústias e muitos erros na educação seriam evitados.

Pais e mães devem viver na Escola da Sagrada Família, entrando em sua intimidade, para compreender como ela viveu e aprendendo com ela a reconhecer-se em sua humanidade.  Maria e José, depois de receberem a missão de serem pais do Filho de Deus, deviam crescer na fé e como nós precisavam ser confirmados, guiados e preparados interiormente para corresponderem, sempre mais, ao plano de Deus.

Vivendo nessa Escola, vamos como eles, viver perguntas sem respostas.  Porque Deus, não tenta tranquilizar-nos, respondendo nossas perguntas, mas restabelece em nós a paz, quando confiamos na força da razão, sem querer compreender.

“Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura! e Ele respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?” (Lc 2,48-49).

Como Jesus, os filhos crescem e vão viver sua vida; também nessa hora, Maria e José nos dão a lição do desprendimento, não só nas relações familiares, mas em todas as situações.

Em Deus, vamos como eles, superando e aceitando não compreender o que muitas vezes acontece em nossa vida e na vida de nossos filhos, cada vez que somos ultrapassados pelos acontecimentos.

Maria e José são mestres no silêncio. Não são cegos diante da realidade, mas a acolhem com confiança. Eis o segredo que ensinam a nós, pais e mães.

Autor: Mila e Tiãozinho – Comunidade Javé Nissi

 

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..