Se Deus é Amor o que significa a expressão temor de Deus?

Se Deus é Amor o que significa a expressão temor de Deus?

Querida Luiza, paz em Cristo! Vamos primeiramente reafirmar com convicção absoluta aquilo que você já disse na sua pergunta ‘Deus é Amor’, e esta é a maior de todas as certezas que podemos ter a partir da Revelação Divina levada à plenitude em Jesus Cristo. Conforme uma pequena historinha, que parece pertencer a biografia de Santo Tomás de Aquino, o teólogo um dia respondeu ao seu interlocutor que se todas as Bíblias do mundo sumissem, e pudéssemos apenas ficar com um versículo de toda a Escritura, o essencial e que resume tudo o que podemos dizer sobre Deus está justamente no versículo da primeira carta de São João, capítulo 4, versículo 16: “Deus é amor”.

Agora, quando falamos de temor de Deus, estamos nos referindo a um sentimento de respeito e reverência diante daquele que é o Diferente de Nós, aquele que está acima de nós e que comanda tudo. É algo como o reconhecimento de que diante de Deus somos minúsculos, e ainda assim Ele nos ama. E esse sentimento de pequenez diante do Senhor nos faz querer viver a obediência humilde diante de nosso Criador. Mas isso não tem, nem deveria ter uma característica de medo de Deus, mas sim de respeito. Poderíamos dizer que diante de Deus somos como aquele filho que sabe que seus pais o amam, mas também sabe que seus pais merecem ser obedecidos, pois de algum modo, os pais estão no comando.

No livro de Hebreus lemos o seguinte: “Assim, já que recebemos a posse de um Reino inabalável, conservemos firmemente esta graça, e por meio dela prestemos a Deus um culto que lhe seja agradável, com submissão (temor) e reverência” (Hebreus 12,28-29). O temor ao Senhor nasce da percepção de que Ele nos ama e nos acolhe, e não de medo de ser por Ele castigado. O temor que nasce do medo não fortalece o espírito humano, mas nos torna escravos servis diante daquele que nos quer como amigos (Jo 15,15).

O bom cristão, que recebe o dom do temor de Deus, tem algumas atitudes que podem colaborar com o desenvolvimento desse sentimento que nos aproxima do Senhor: ter atitudes de santidade e pureza, ser fiel a Deus e aos seus mandamentos, adorar exclusivamente a Deus, entristecer diante das situações de pecado e viver uma vida na humildade, na sabedoria e na fé. Nas palavra do Papa Francisco: “O temor de Deus nos faz tomar consciência de que tudo vem da graça e que a nossa verdadeira força está unicamente em seguir o Senhor Jesus e em deixar que o Pai possa derramar sobre nós a sua bondade e a sua misericórdia. Abrir o coração para que a bondade e a misericórdia de Deus venham até nós. O Espírito Santo faz isso com o dom do temor de Deus: abre os corações. Coração aberto a fim de que o perdão, a misericórdia, a bondade, os carinhos do Pai venham a nós, para que nós sejamos filhos infinitamente amados” (Catequese do dia 11/06/2017).

Quem tem medo de Deus não entendeu que Deus é amor. Quem tem temor ao Senhor sabe perfeitamente que somente ele merece ser amado, e receber toda nossa reverência, respeito e confiança. É isso!

Tira Teima: Padre Evaldo César de Souza

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..