A Igreja é Pentecostes!

A Igreja é Pentecostes!

Queridos irmãos e irmãs

Graça e Paz

“Damos continuamente graças a Deus por todos vós, quando fazemos menção a vós em nossas orações; sem cessar, conservamos a lembrança de vossa fé ativa, de vosso amor sacrificado e de vossa perseverante esperança, que nos vem de nosso Senhor Jesus Cristo, diante de Deus, nosso Pai bem sabendo, irmãos amados de Deus, que Ele vos escolheu” (1Tes 1,1-4).

Sim, queridos irmãos, a perseverança é o grande sinal de que a graça de Deus não é infrutífera em nós. A escolha que Ele fez, não foi por nossos méritos, mas expressão de sua Misericórdia, que nos dignificou com a vocação para o serviço da Igreja.

A Renovação Carismática expressa o Pentecostes hoje para toda a Igreja, e somos chamados a prestar este serviço a ela: manifestar a experiência do derramamento do Espírito. O Espírito Santo tem sido derramado de maneira abundante em nossos dias, porque este é o sinal que vivemos “o tempo propício da salvação”. A obra da Redenção se efetiva verdadeiramente quando, como fruto de sua Paixão, Morte e Ressurreição, o Senhor, exaltado a direita de Deus, derrama da parte do Pai o Espírito Santo prometido.

Pelo derramamento do Espírito Santo, os Apóstolos tiveram suas vidas transformadas e a Igreja nasce missionária. Esta é a identidade da Igreja: missionária. Como resultado do envio do Senhor Jesus e impulsionada pelo Espírito Santo, a Igreja vai em busca dos filhos dispersos, do povo sem pastor, dos pecadores sem esperança, numa atitude que não permite acomodação, preguiça e espera. A aflição pela salvação da humanidade pelo anúncio do Evangelho impulsiona e motiva a ação missionária.

O Espírito Santo que é o penhor, sinal e garantia da Salvação, é dado pela Fé que a Palavra do Evangelho, desperta no coração de todo aquele, que de boa vontade a acolhe.    Pela fé e na fé da Igreja é que somos batizados e desta forma fomos sinalizados de maneira indelével, ao receber o Espírito Santo, como principal graça deste Sacramento. É o Espírito que nos faz novas criaturas chamadas a crescer até a estatura e a medida de Jesus Cristo.

O Espírito Santo é dado sem medidas e isto quer dizer de maneira abundante, sem reservas e sempre. Pela fé o Espírito Santo é derramado todas as vezes que nós, “que somos maus”, pedimos ao Pai que O dará, por ser Ele bom. Foi pela fé em Jesus Cristo que os Apóstolos receberam o Espírito Santo, que já tinha sido soprado sobre eles, e este “receber de novo o Espírito” produziu uma experiência de uma nova presença, que pode ser “vista e ouvida”.

A Igreja deve manifestar este perene derramar da Graça do Espírito, pois Deus não tem passado, Ele é, e suas ações são permanentes, portanto Deus não derramou, derrama o Espírito. Por isso todo dia é dia de Pentecostes, pois esses dias, que são “os últimos”, caracterizam-se pela presença visível e sensível do Espírito de Cristo, como o atestam os Apóstolos. O Pentecostes é a Igreja!

Como RCC temos a missão de aproximar o quadro de Pentecostes para a Igreja hoje. Com o passar do tempo este quadro que retrata a Igreja, missionária e cheia do poder de Deus, que evangeliza os povos e os pobres, onde os carismas se manifestam em favor do anúncio, foi sendo apagado, pela distância que nos separa daquele dia onde o Espírito começou a ser derramado. Para isto fomos escolhidos. Não por sermos os melhores, mas pela misericórdia de Deus. Nossa missão na Igreja supõe a experiência de Pentecostes e a manifestação dos carismas que são dados para que os infiéis creiam. A graça de Pentecostes é para toda a Igreja e a ninguém pode ser negada. A Igreja é Pentecostes!

Irmãos, avancemos neste sentido. Que nossa Comunidade seja verdadeiro espelho de Pentecostes, onde o Espírito Santo é experimentado, onde é possível “ver e ouvir” o cumprimento da Promessa do Pai, onde os carismas são manifestos e a Igreja se torna missionária.

Sabemos das dores, das angústias, das incompreensões, principalmente dos mais próximos, que atingem a todos nós. Mas também sabemos da alegria repentina que nos invade quando um novo coração se abre ao Senhor, sabemos também da esperança que nos move para adiante sem cessar, sabemos do carinho suave que recebemos quando o Sopro do Senhor nos inflama. Sim é mais do que compensador.

Estejam atentos e vigilantes, não deixem de rezar continuamente, fortaleçam-se na Eucaristia e busquem a Paz para com todos. Não permitam que a cizânia da divisão se instale em nosso meio. A verdade deve ser o nosso critério e a humildade nosso valor. Acima de tudo sejamos fraternos, com o amor de Deus reinando entre nós. Vivamos como se o Dia que veremos o Senhor glorificado sobre as nuvens, está próximo.

Saudações e bênçãos a todos que se afadigam no trabalho do Evangelho junto com vocês. Que o Senhor os recompense com sua Graça.

Que a Virgem de Aparecida nos abençoe e nos proteja.

Em Cristo

Tatá

Tácito Coutinho - Tatá - Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..