A PALAVRA DE DEUS NA VIDA DA FAMÍLIA

A PALAVRA DE DEUS NA VIDA DA FAMÍLIA

Como embasamento de nossa reflexão para o mês da Bíblia, tomamos o Catecismo da Igreja Católica que nos ajuda muitíssimo a entender a vontade de Deus para nossas famílias.

Os pais devem considerar seus filhos como filhos de Deus e respeitá-los como pessoas humanas. Educar os filhos no cumprimento da Lei de Deus mostrando-se eles mesmos obedientes à vontade do Pai dos Céus (CIC 2222).

Os Pais são os primeiros responsáveis pela educação dos filhos. Dão testemunho desta responsabilidade em primeiro lugar pela criação de um lar onde a ternura, o perdão, o respeito, a fidelidade e o serviço desinteressado são a regra… (CIC 2223).

A educação para a fé por parte dos pais deve começar desde a mais tenra infância. Ocorre já quando os membros da família se ajudam a crescer na fé pelo testemunho de uma vida cristã de acordo com o Evangelho. A catequese familiar precede, acompanha e enriquece as outras formas de ensinamento da fé. Os pais têm a missão de ensinar os filhos a orar e a descobrir sua vocação de filhos de Deus… (CIC 2226).

Para isso devem utilizar constantemente a Sagrada Escritura como fonte de ensinamento para si e, consequentemente, para os seus filhos.

O Catecismo da Igreja Católica falando sobre a Sagrada Escritura na vida da Igreja diz: “É tão grande o poder e a eficácia que se encerra na Palavra de Deus, que ela constitui sustentáculo e vigor para a Igreja, e, para seus filhos, firmeza da fé, alimento da alma, pura e perene fonte de vida espiritual.” E ainda: “É preciso que o acesso à Sagrada Escritura seja amplamente aberto aos fiéis” (CIC 131).

Diante disso nós, pais, responsáveis que somos e, sabendo da importância que tem a palavra de Deus, devemos colocá-la nas mãos de nossos filhos.

Ela constitui:

>Sustentáculo e vigor – Diante de uma sociedade enfraquecida e apática, nosso socorro para a formação de nossos filhos deve vir da Sagrada Escritura.

>Firmeza da fé – Ensinando a lê-la, ou lendo para eles as histórias ali registradas, vão descobrindo as maravilhas e a grande misericórdia de Deus para com seu povo e a fé vai se tornando cada vez mais firme e profunda.

>Alimento da alma – Só o Senhor pode suprir a carência de nossas almas e na sua palavra encontramos o que é necessário para nossa pobre alma.

>Pura e perene fonte de vida espiritual- Um dia, mais cedo ou mais tarde, nossos filhos terão que seguir seus caminhos sozinhos e conhecendo a Palavra, poderão buscar sempre, a complementação, o aperfeiçoamento para suas vidas nesse legado.

A Palavra de Deus é, pois, um grande presente para o homem e tudo o que ela contém nos inspira a construir nossa história no tempo de hoje.

Autor: Mila e Tiãozinho – Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..