FAMÍLIA, PELA PRÁTICA DA BOA NOVA!

FAMÍLIA, PELA PRÁTICA DA BOA NOVA!

“Com efeito, vós todos sois filhos de Deus pela fé no Cristo Jesus” (Gal 3,26)

O propósito de Deus para nossas vidas foi adotar-nos em Sua família, para conduzir-nos a si mesmo por meio de Jesus Cristo.  Vemos na carta de São Paulo aos Efésios que Deus nunca esteve só, sempre existiu vivenciando um relacionamento amoroso consigo mesmo, na Trindade.  Ele não precisava de uma família, mas desejou uma (Ef 1,5).

Todos os seres humanos foram criados por Deus, mas a única forma de ingressar na família de Deus é nascendo de novo, dentro dela. Quando fomos criados, nos tornamos parte da família humana, e quando somos batizados acontece a nossa inclusão na família de Deus.

O convite para fazermos parte da família de Deus, é universal e a condição é: a fé em Jesus (At 2,38-39). No momento em que começamos a fazer parte, espiritualmente, dessa família, recebemos muitos presentes: o nome, a aparência, os privilégios, o acesso a intimidade e a herança da família (Gal 4,6-7).

O Novo Testamento, em todo ele, dá grande destaque à nossa valiosa “herança” como: bondade, paciência, glória, sabedoria, graça, misericórdia, poder e na eternidade o que herdaremos, ainda mais (1 Pd 1,4). Isso significa que ninguém pode tirar de nós essa herança e que ela não pode ser destruída por nada, nem por desastres naturais, nem guerras, nem economia deficiente e temos que lutar por ela, mais que pela aposentadoria que é uma meta sem grandes perspectivas e que pode nem vir.

A carta de Paulo aos Colossenses nos diz que tudo o que fizermos devemos fazer de coração, como para o Senhor e não para agradar os seres humanos, porque seremos Seus herdeiros (Col 3,23).

Chegamos à conclusão que a família espiritual é mais importante que a biológica, porque durará para sempre. A família terrena não deixa de ser uma dádiva maravilhosa de Deus, mesmo sendo frágil e temporária, porque é sujeita ao rompimento pelo divórcio, pela distância, pela velhice, com também pela morte. Na família espiritual as relações com os outros fiéis são mais fortes que o parentesco de sangue, porque “todos fomos batizados no corpo de Cristo pelo Espírito, e todos recebemos o mesmo Espírito”.

O batismo faz de nós irmãos e é o lembrete visível de um compromisso íntimo, firmado no coração, a expressão de nossa fé em Cristo e vivência de sua Boa Nova.

Autor: Mila e Tiãozinho – Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..