Senhor, realiza em mim o seu Natal

Senhor, realiza em mim o seu Natal

Desde que Adão pecou no Paraíso, o Messias foi aguardado por reis, profetas e por gerações. Mas foi à simples Maria e ao carpinteiro José que o rosto humano de Deus se revelou em primeiro. E não apenas a face, mas ao casal humilde foi confiada a criação do Emanuel. Jesus experimentou em tudo a condição humana – menos o pecado – e foi embalado pelo amor de uma família. O leite materno de Maria deu as primeiras forças físicas ao recém-nascido salvador e foi a mesma mulher que primeiro amou aquele que por ela deu a vida.

A preparação de Maria para o primeiro Natal

Maria preparou-se para ser mãe do Messias muito antes de receber o anúncio do Anjo Gabriel. Não que ela soubesse que seria a escolhida, mas conta a Tradição da Igreja que desde os três anos a jovenzinha de Nazaré, ao ser apresentada no Templo, se entregou de corpo e alma a Deus para ser digna de ver o Salvador. É assim que se concebe o Senhor dentro de nós. A entrega total, quando nos esvaziamos, deixamos vaidades e orgulhos permitindo uma obra nova de Deus.

O Natal dentro de nós

O Senhor deseja realizar em nós o seu Natal. Maria é o modelo perfeito que nos prepara para acolher o Ungido de Deus. Ela, que deu a si mesma o título de serva, nos orienta para ter a mesma atitude. É mais bendito para o Pai aquele que põe em prática sua Palavra e faz a sua vontade. Se queremos ser chamados de irmãos de Jesus, pertencentes de sua família, precisamos imitar Maria que, sendo serva, fez tudo o que o Senhor lhe pediu. Quantas vezes queremos sentar no trono de nossa história e comandar os milagres e ações de Deus. Não sabemos o que pedir e nem como pedir (cf. Rm 8,16). Somos limitados e cheios de caprichos orgulhosos. Precisamos aprender a dizer o “faça-se” e sentir a ação do Divino Oleiro que nos molda para sermos obras de qualidade.

Templo vivo do Espírito Santo

A virgem de Nazaré soube ser solícita ao Espírito Santo, se encheu da presença de Deus. Queremos com a pureza de nosso coração e com as boas ações nos tornar templo vivo do Espírito Santo. Ele gera em nós sua presença real. Como seria bom ter esse hóspede da alma e manifestar Deus pelas nossas ações, assim como Maria, cheia do Espírito Santo, exalou o perfume do Senhor ao visitar sua prima Isabel.

Oração para um novo Natal

Maria, virgem de Nazaré, que pela humildade e entrega total a Deus recebestes a confiança de ser mãe do Messias esperado, transforme nossa vida nos educando para que saibamos acolher Jesus dentro do coração. Queremos ser inteiros de Deus. Não permita que o orgulho e as vaidades nos afastem do Senhor. Possamos, ó Maria, imitar o seu “faça-se” e assim nos entregar inteiramente à vontade de Deus. Ó Santa Mãe, ajude-nos a sermos Templos vivos do Espírito Santo para que ocorra em nós o Natal e Jesus. Amém.

Autor: José Eymard Miranda Leite Sobrinho – Jornalista e colaborador

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..