Em 2018: ser todo de Deus por meio de Maria

Em 2018: ser todo de Deus por meio de Maria

Quais os seus projetos para 2018? Desejo que eles sejam inspirados por Deus e tudo o que você fizer comece e termine em Nosso Senhor. São Paulo, na carta aos Colossenses, ensina que tudo quanto fizermos, devemos fazer de todo o coração para Deus e não para homens (cf. Cl 3,23). É bom e louvável agradar a Deus e não buscar elogios e prestígios que o mundo oferece. Maria, a jovenzinha de Nazaré, encontrou graça diante do Senhor, pois viveu escondida para deixar Deus reinar nela.

São Luis Maria Grignion de Monfort, em seu Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Maria, escreve que “Ela (a Virgem Maria) é de tal forma transformada pela graça, que não vive mais, não existe mais: és unicamente Tu, meu Jesus, que vives e reinas nela…” Não seria essa também a nossa vontade como cristãos? Que nosso corpo, Templo do Espírito Santo, seja cheio de Deus para que Ele reine em nós e possamos levá-lo aos outros? Nossa Senhora é a inspiração para que nesse novo ano sejamos inteiros do Senhor. Ela permitiu ao Espírito Santo realizar uma obra nova. O ventre de Maria se tornou morada para o redentor. Ao imitarmos Maria, deixamos o Espírito Santo agir em nós, formando em nosso existir a presença viva do Cristo. É simples! Na família, no trabalho, na comunidade, no serviço pastoral, cheios do Espírito Santo estaremos dispostos a servir, diminuiremos, para que o Senhor cresça. Afinal, não somos nós que vivemos, mas é Cristo que vive em nós (Gl 2,20).

Não é tarefa fácil. Todos gostamos de reconhecimento e é bom ser elogiado. Mas é em vão um prestígio que não produz frutos. Talvez percamos tempo demais buscando reconhecimento e nunca ficamos satisfeitos com aquilo que fazemos. Passamos a cuidar da família por rotina. O trabalho se torna cansativo, um fardo pesado, pois não encaramos como missão. É aí que o exemplo de Maria norteia nossas realidades. Como Nossa Senhora procuremos servir e deixar Deus reinar em nós. Na celebração da Santa Missa, antes do prefácio, respondemos à invocação do padre que é o nosso dever e nossa salvação dar graças a Deus. Pois bem, o serviço que prestamos é nossa “obrigação” e salvação. É florir onde Deus plantar e, a exemplo de Maria, ser prestativo exalando a presença do Senhor.

Queremos em 2018 permanecer no colo de Maria. Não é um lugar somente de carinho, aconchego e suavidade, mas é também escola. Estar nos braços de Nossa Senhora é aprender com Ela as virtudes necessárias para fazer tudo o que o Senhor nos pedir. São Luis faz uma súplica: “Minha querida e amadíssima Mãe, se for possível, faz com que eu não tenha outro espírito a não ser o teu para conhecer Jesus Cristo e os seus desejos divinos; que não tenha outra alma a não ser a tua para louvar e glorificar o Senhor; que não tenha outro coração a não ser o teu para amar Deus com caridade pura e ardente como tu”.

Um Santo 2018, no colo de Maria!

Autor: José Eymard Miranda Leite Sobrinho – Jornalista e colaborador

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..