O que é a Renovação Carismática?

O que é a Renovação Carismática?

Estamos chegando às vésperas do jubileu de 50 anos da RCC, há exatas cinco décadas atrás se dava inicio a Renovação Carismática Católica, quando em 1967 nos dias 17 a 19 de fevereiro um grupo de estudantes universitários e professores da Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA);  Empolgados pela leitura do livro “a cruz e o punhal” e os primeiros cinco capítulos do livro dos Atos dos apóstolos, fizeram um retiro, e durante o sábado à noite, no meio de uma festa de aniversário de um dos participantes, os jovens foram sendo conduzidos para a capela, um de cada vez, e “de repente” um caldeirão de fogo começou a ser derramado naquele lugar e todos foram  recebendo a graça que na renovação denominamos de “Batismo no Espírito Santo”.

Esse fato nos leva a algumas respostas sobre: O que é a Renovação Carismática?

1º Que ela não é fruto de um projeto humano, mas sim de uma intervenção de Deus na história:

Exatamente como o primeiro pentecostes narrado por Lucas em (cf Atos 2.1-4); onde os discípulos apenas aguardavam a realização de uma promessa que Jesus tinha feito a eles, e quando eles menos imaginavam “de repente’ o Espírito Santo desceu e todos ficaram cheios do Espírito Santo.

2º A renovação Carismática não é um movimento à parte da Igreja Católica:

Uma organização com adeptos escolhidos e revoltados com a hierarquia, como muitos nos veem e pregam por aí. Nem uma seita protestante com novas doutrinas e formas litúrgicas.

  • A renovação Carismática como diz a própria palavra, é um reavivamento da experiência de pentecostes, como ensina o Cardeal Suenens “uma experiência concreta da graça de pentecostes” uma ação exclusiva de Deus que não se prende há uma organização, nem movimento, mas vem para renovar toda Igreja por meio da experiência do Batismo no Espírito Santo pela renovação de seus membros.
  • A renovação é como o vento, que sopra onde quer (Jo 3,8), com poder universal que não se prende a nenhuma estrutura, é também como o fogo que se alastra pelo canavial e atinge desde os mais pecadores aos mais santos. Ela é um presente de Deus para todos!

Todos aqueles que se sentem longe do Senhor Jesus e querem se voltar para Ele. Como também para os que estão pertos e sentem a necessidade de uma santificação mais profunda. Como dizia Pedro em sua primeira pregação no poder do Espírito Santo: A promessa é para todos (Atos 2,39).

A renovação carismática é também para aqueles que já são consagrados religiosos ou leigos, que sentem o peso do chamado e se arrastam em sua espiritualidade. Para aqueles que perderam o gosto pela oração, que não se sentem mais impelidos a anunciar o Nome de Jesus, que perderam o zelo pela Sagrada Escritura, o amor pela Igreja, que não conseguem perdoar, amar os inimigos, desapegar dos bens materiais, ser misericordioso com os pobres e irmãos de Comunidade, que estão presos no julgo do pecado e todas as suas consequências, a renovação é para mim, para você, para o Brasil, para o mundo!

Seu objetivo é recriar a atmosfera carismática das primeiras comunidades Cristãs, onde o Espírito Santo não era apenas um artigo do credo, uma filosofia intelectual, mas uma Pessoa, onde todos experimentavam sua presença e gozavam de seus frutos e carismas abundantes.  Só assim Jesus cumprirá o seu desejo de receber sua esposa sem rugas e sem manchas, revelando sua verdadeira face, o amor, a alegria, a santidade, a unção dos frutos e carismas que foram vividos de forma intensa e abundante por Jesus e todos aqueles que nessa longa história de 2000 anos se abriram a experiência do Batismo no Espírito Santo.

Meu irmão (ã), antes de você entrar na renovação carismática entenda, a renovação precisa entrar dentro de você KBÇAUM! Então se abra a promessa do Pai, por quê um grande e novo pentecostes acontecerá em sua vida. Aleluia!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Fontes:

Biblia CNBB

Livros: Sereis Batizados no Espírito Santo. Haroldo

A hora do Espírito Santo. S. Falvo.

 

Autor: Rodrigo dos Santos Jesus (Rodriguinho) – Ministério Marcos

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..