Carisma, ministérios e obras

Carisma, ministérios e obras

Inspirado pelo Espírito Santo, São Paulo esclarece sobre a ligação entre carismas e obras: “Há diversidades de carismas, mas um só é o Espírito. Os ministérios são muitos, mas um só é o Senhor. Há diversidades de obras, mas é Deus que opera tudo em todos” (1Cor 12,4-6). Deus conhece as inúmeras necessidades de seu povo, por esta razão derrama sobre todos aqueles que querem socorrer estas necessidades o Espírito Santo, que os capacita com os carismas necessários para um trabalho eficiente em Deus. Os carismas são diversos porque as necessidades do povo são diversas, mas o Espírito é um só, é o próprio Espírito Santo de Deus.

A missão de Jesus é estabelecer o Reino de Deus. Para isto foi-lhe dado todo o poder nos céus e na terra (Mt 28,18). Para que este reino se estabeleça, Jesus sendo Rei, rege dirige, orienta, organiza, direciona correta e justamente todas as coisas do reino, como o objetivo do bem comum e individual de todos os que vivem no Reino.
Jesus quer precisar de muitos ministros para ajudá-lo no governo deste Reino. Estes ministros vão executar serviços específicos, sempre em nome e com o poder de Jesus. Realizam seus trabalhos unidos a serviço de um mesmo e único Senhor, que os orienta pela ação do Espírito Santo, para a edificação de todos que pertencem ao Reino e para atrair todos aqueles que ainda estão fora.

Como são muitas as necessidades do povo de Deus que precisa de atenção e ação, há necessidade da realização de muitas e variadas obras, onde Deus quer agir nos que se abrem a assumir ministérios e serviços, como através dos mesmos.

Deus quer que todos estes serviços sejam realizados pela fé, quer que sejam sinais de sua ressurreição, cheios de força, sabedoria, perseverança, alegria e entusiasmo sobrenaturais. Para que isto aconteça, Ele derrama, pelo Espírito Santo, os carismas específicos para todos os ministros, de acordo com as obras a serem realizadas. Os ministros do reino de Deus precisam ter o dom, ser especialistas, eficientes, espertos, carismáticos no seu ministério.

Os ministros são capacitados, portanto, com o carisma específico que o impulsiona a agir. São eles que organizam esta força desprendida pelo carisma, traduzindo-a em obras.

Alguns cristãos recebem o dom de cura. Para servirem com esta força do carisma, cria-se um ministério de cura a fim de organizar todo o trabalho, com a finalidade de torná-lo mais eficiente. Com a força impulsionadora do carisma de cura, organizados pelo ministério, os ministérios de curas se lançam na obra de curar. O carisma é dom, força, competência, capacidade que adorna o ministro para que ele realize a obra para a qual Deus o chamou.

Os ministérios, portanto, precisam ser exercidos por pessoas que tenham carisma, dom, qualidades adquiridas, aptidões, talentos, para que realizem as obras na força do Espírito Santo (Carisma para o nosso tempo, Reflexão Teológica e Pastoral. Pe Alírio Pedrini, SCJ, Ed. Loyola, São Paulo, Brasil, 1992).

Em relação a tudo isto que foi explicado acima, a Lumen Gentium nos diz: “Dele todo corpo, alimentado e ligado pelas juntas e ligaduras, aumenta no crescimento dado por Deus (CL 2,19). Ele mesmo distribui continuamente os dons dos ministérios no seu corpo que é a Igreja, através dos quais, pela força derivada Dele, nos prestamos mutuamente os serviços para a salvação, de tal forma, vivendo a verdade na caridade, que em tudo cresçamos Nele que é a nossa Cabeça” (LG 7,17).

Autor: Tácito Coutinho – Tatá – Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..