Mãe, um amor incondicional

Mãe, um amor incondicional

O que é a maternidade? O que é ser mãe?

São perguntas que só sabem responder aquelas pessoas que Deus escolheu para esse ofício árduo e maravilhoso: as mulheres. Só as mulheres são mães. Só elas sabem de fato o que é gerar um filho em seu ventre, ou gerar um filho em seu coração.

A maternidade é uma vocação, é um dom, que nós mulheres podemos experimentar quando somos agraciadas por Deus para dar à luz um bebezinho ou quando somos escolhidas para amar alguma “pessoinha” que a providência de Deus nos faz encontrar.

O amor de uma mãe por seu filho é intenso e terno, é incondicional, generoso, sem limites. É um amor ao mesmo tempo doce e visceral. Um amor que não nutre interesses, mas que tem como destinatário aquele que precisa do amor materno pra toda a vida: o filho. Talvez, por causa dessa intensidade e ternura que utilizamos o amor de uma mãe para tentar explicar o modo como Deus ama a todos os seus filhos.

Na maternidade está a realização mais íntima e profunda de uma mulher. Ela foi criada para isso. Contudo, a maternidade é uma experiência de aprendizagem. Ninguém nasce mãe, mas pode inclinar a vida para realizar tal vocação. Mulher alguma sabe o que é ser mãe antes de existir um filho em sua vida. A condição fundamental para ser mãe é o filho.

O “ser mãe” é uma experiência que modifica a vida, que dá um outro sentido, que coloca um novo centro. É uma experiência de doação, de entrega, de renúncia… Mas que não anula a mulher, pelo contrário, a plenifica! No dom da maternidade a mulher tem sua vida completamente transformada, não só durante o período em que gesta o bebê, mas durante todo o curso de sua vida. É tão grande e bendita esta missão!

A mulher não é mãe apenas por gerar seu filho para o mundo, mas se torna mãe de fato quando o cobre de amor e zelo, quando o educa e ensina, quando o insere na vida da sociedade.

Toda mãe tem em si o dom de ser educadora e mestra de seu filho. É com ela que a criança terá as primeiras imagens do mundo em que vive. É com a mãe que a criança começará a formar sua noção de valores, de regras, é com a mãe que a criança formará sua noção de certo e errado. É no colo materno que a criança aprende o respeito pelos outros, aprende a ouvir os mais velhos e respeitá-los. É com a mãe que a criança dá os seus primeiros passos para ser uma pessoa humana.

E não é só isso!

Seja a maternidade biológica ou a do coração (adoção), a maternidade dignifica a mulher e permite que ela participe da obra de Deus gerando bons filhos, pessoas íntegras e santas para a humanidade. O papa São Pio X certa vez afirmou: “Dá-me mães verdadeiramente cristãs e eu lhe darei santos”.

Com sua mãe a criança aprende os primeiros passos da fé. Com a mãe a criança aprende a rezar, aprende que por Deus somos amados e cuidados. Aprende que em tudo se deve recorrer e agradecer ao Papai do Céu, pois só ele é bom.

A maternidade é uma experiência tão humanizante de amor que até o Filho de Deus experimentou o ser cuidado, amparado, carregado e amado por esse amor.

Autor: Edinéia Ap. Lopes dos Reis – Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..