DESPOJAR-SE DE TUDO PARA SENTIR-SE LIVRE

DESPOJAR-SE DE TUDO PARA SENTIR-SE LIVRE

Quem ama de verdade a Jesus Cristo desprende-se de todo sentimento de poder, e de toda ambição que nasce do amor próprio.

O engano de muitos está em desejar sentir a Deus, mas sem renunciar a  nada. Dizem amá-lo, mas não se desapegam da riqueza, ou do prazer de ser tratados com mais consideração que os outros.

Quem amarra seu coração a paixões e negócios precisa entender que o amor de Deus é ciumento. Como escreve São Tiago, quem deseja ser amigo de tudo o que o mundo oferece, facilmente entra em conflito com a exigência do amor de Deus (4,4).

Aspirava o salmista a ter asas livres como as da pomba  para poder voar e descansar (Sl  54,7).  A muitos lhes ocorre o mesmo. Gostariam de libertar-se de tantas dependências a que estão sujeitos, mas conservam no coração afeições incompatíveis com a entrega ao Senhor. E vivem eternamente insatisfeitos, pois querem elevar-se da terra sem jamais conseguir levantar um palmo sequer.

Que diferença faz que o pássaro esteja amarrado por um fio imperceptível ou por uma corda? Por mais frágil que seja seu laço, igualmente cativo ele estará, enquanto não se decida rompê-lo.

Por isso seria uma lástima que entesourasses boas obras, bons propósitos e esplêndidos dons de Deus, mas estivesses sem ânimo para quebrar esse laço que te impede unir-te inteiramente a ele.

Se desejas de verdade habitar em seu amor, entrega-te sem nenhuma reserva, de modo que lhe possas dizer com a Esposa: “O meu amado é todo meu, e eu sou dele” ( Ct 2,16).

Se amas verdadeiramente Jesus Cristo, organiza teus sentimentos e despoja-te de toda ambição que não seja a de agradá-lo, nem te entregues com maior ardor a outra tarefa que a de construir seu Reino.

Assim o fez Ele mesmo, sobrepondo o zelo de Deus a sua própria família: “Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?” (Lc 2,49).

 

(Pg 141-142 – 6ª Edição  do Livro Agradar a Deus (Os melhores espirituais de santo Afonso –Seleção e adaptação de  José Maria Lorca – Editora Santuário).

 

Autor: Mila e Tiãozinho – Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..