A INTERFACE PERSONALIDADE E SEXUALIDADE

A INTERFACE PERSONALIDADE E SEXUALIDADE

A sexualidade está ligada diretamente à nossa integridade. Ela é fonte geradora de vida e, indiscutivelmente, de prazer. No entanto, se mal vivida a experiência sexual pode causar sequelas quase irreparáveis. Desta forma não é difícil compreender o quanto ela influencia em nossa personalidade.

Na essência de uma sadia e prazerosa e relação sexual está a dinâmica do amor. Para que o ato sexual alcance o ápice de sua expressão, com isto não nos referimos necessariamente ao orgasmo, e sim, a realização da pessoa que se entrega, assim o ato deve gerar e receber a mesma satisfação por parte do parceiro, para dessa maneira o amor perpassar e conduzir a atração.

Somos naturalmente estimulados pelos olhos, bem como pelo toque, pelo cheiro, pela audição, paladar, enfim, nosso corpo possui uma receptividade imensa para os estímulos sexuais. Não há como negar que a ausência da sexualidade afetaria diretamente nossa identidade.

Considerando essa abundante recepção aos estímulos da sexualidade, torna-se claro que ela tanto nos realiza quanto pode nos frustrar. Quando a Sagrada Escritura nos exorta quanto a realidade do pecado nesse âmbito de nossa vida (Gl 5,19), ela não está negando a sacralidade dessa dádiva do criador, ao contrário, procura nos exortar aos extremos que podemos chegar. Se não almejarmos o equilíbrio e a cura de nossas experiências mal vividas, corremos o risco de nos fecharmos na parte negativa da experiência, isto é, nos frustrarmos não vendo nada de bom que ela possa nos oferecer, ou ainda, nos entregarmos libertinamente a ela sem nunca descobrirmos o quanto essa experiência transcende a mera troca de prazeres.

Infelizmente não são poucos os casos de pessoas que foram vítimas de abuso sexual e, posteriormente, passam a abusar de outras pessoas; há também o caso de pessoas que ao sofrerem assédio desencadeiam o vício da relação sexual, tendo dificuldade com a fidelidade ou mesmo em acreditar num amor sincero e desinteressado.

Graças a Deus essas mazelas não são irreversíveis, sendo possível alcançarmos a cura mediante a oração (Cura Interior) e ajuda psicológica. No que tange a essas mazelas não devemos tardar em buscar ajuda, uma vez que se essa dimensão não é bem resolvida, dificilmente se encontra paz e gozo no domínio de nossa personalidade.

Nossa personalidade vive em constante formação, dentre os muitos fatores que a constituem a sexualidade é sem dúvida uma via referencial. Buscar o equilíbrio e maturidade em nossa sexualidade é também contribuir para amadurecermos nossa personalidade. Não nascemos prontos e nessa vida nunca estaremos totalmente prontos, mas podemos nos aprimorar e amadurecer para cada vez mais direcionarmos nosso existir rumo a felicidade.

Personalidade e sexualidade são duas dimensões que exprimem claramente nossa identidade, logo é neste interface que moldamos nosso caráter e nossa capacidade de amar. A sexualidade deve nos levar ao amor e o amor deve nos levar à cura de nossa feridas, dessa maneira se almejamos a felicidade devemos considerar os traços tanto de nossa personalidade quanto de nossa sexualidade. Caminhemos no amor e busquemos conhecimento e amadurecimento em nossa sexualidade!

Autor: José Carlos Faria – Carlinhos – Teólogo – Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..