Por que Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil?

Por que Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil?

Maria Aparecida de Extrema: por que Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil?

Olá Maria Aparecida, tudo em paz? O mês de outubro para o povo católico do Brasil é um momento de graças. Nesse que é o mês missionário nós temos a alegria de celebrar a festa de nossa padroeira, Nossa Senhora Aparecida. Nesse ano, especialmente, a festa de Nossa Senhora se reveste de um caráter especial, já que estamos recordando 300 anos desde que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul pelos três pescadores – João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia lá no longínquo 1717. Para entender o título dado a Nossa Senhora – ela é Padroeira do Brasil – precisamos recordar um pouco da história.

Vamos lá: em outubro de 1717, as autoridades da Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, decidiram oferecer peixe num jantar festivo que celebrava a passagem do conde de Assumar, governador das Minas e de São Paulo, pela região. Pediram então aos pescadores locais que providenciassem peixes, mas o rio estava escasso deles. Possivelmente desesperados, os pescadores apelam aos Céus que os ajude na tarefa. Aqui a história começa a ser moldada: nas redes puxadas ao barco vem enroscada, em dois pedaços diferentes, cabeça e corpo separadamente, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de barro cozido e escurecida pelo lama do rio. Sua “aparição” provoca imediatamente uma pesca abundante e os pescadores, homens de fé, atribuem a graça aquele pequeno sinal que Deus tinha ofertado a eles. A imagem “aparecida” nas águas passa a ser venerada e logo outros sinais milagrosos serão a ela dedicados.

O tempo fez crescer a devoção do povo àquela imagem de Nossa Senhora da Conceição, que foi aos pouco apelidada de “Aparecida”. Aos poucos, uma capela e depois um santuário, foi a ela dedicado, afinal muito eram os peregrinos que vinham visitar a mãezinha negra Aparecida. Os detalhes dessa história podem ser lidos em diversos livros dedicados a contar essa trajetória, se você tiver curiosidade facilmente encontrará bons livros nas livrarias católicas. Aqui daremos um salto para explicar o título de padroeira do Brasil.

Foi durante o Congresso Mariano que o líder do episcopado brasileiro Dom Sebastião Leme, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, apresentou aos bispos a proposta para pedir a Santa Sé que declarasse Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil. A declaração aconteceu em julho de 1930, pelo papa Pio XI. No final de 1930, Dom Sebastião Leme tomou a iniciativa de realizar uma festa para a proclamação de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil. A grande manifestação popular foi organizada para acontecer no Rio de Janeiro no dia 31 de maio de 1931. Mais de um milhão de fiéis participou das celebrações e desde então, oficialmente, Nossa Senhora, mãe de Jesus, com o título de Aparecida é aclamada Padroeira de todo povo brasileiro!

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..