Família na Perspectiva Cristã

Família na Perspectiva Cristã

Atualmente, percebemos que o sacramento do matrimônio está sendo deixado de lado cada dia mais, as pessoas olham para este sacramento como um peso, que uma vez assumido no altar deve ser carregado pela vida inteira, não percebem que este sacramento é um compromisso de AMOR, CUIDADO um com o outro, muitos jovens optam apenas por se unirem, se juntarem, e no menor desentendimento entre eles, se separam e dizem que o matrimônio é uma instituição falida. A sociedade também vem com suas armas para destruir a família cristã de diversas maneiras, como a aprovação de leis que ferem a origem da família, o divórcio, a união de pessoas do mesmo sexo, o aborto, a eutanásia, entre tantas outras coisas, percebemos que os valores cristãos estão sendo deixados de lado cada dia mais.

Percebemos também que o racionalismo está presente em grande parte dos lares, este racionalismo gera um individualismo que vem destruindo o relacionamento de pais e filhos, marido e mulher, irmãos, fazendo com que cada um se feche em seu próprio mundo e não se preocupe com o outro. Parece que a palavra compaixão não faz mais parte do vocabulário das pessoas.

A exortação apostólica AMORIS LAETITIA no parágrafo 31 nos diz que: “O bem da família é decisivo para o futuro do mundo e da Igreja”, portanto, se faz necessário um olhar especial para a família. Ser família não é opção, todos nascemos dentro de uma família, mas construir uma família cristã, é uma opção de vida, uma doação para o outro, para fazer o outro feliz para levar o outro para Deus e assim ser feliz consequentemente.

O que percebemos é que:

“Temos dificuldade em apresentar o matrimônio mais como um caminho dinâmico de crescimento e de realização do que como um fardo a carregar a vida inteira” AL 37

Se faz necessário que nós jovens cristãos mostremos para o mundo que ser família é ser realizado na sua vocação, na sua escolha e auxiliar aqueles jovens que acabaram de se casar a constituir família.

Um dos desafios para a família cristã é encontrar um tempo para estarem reunidos, pois com a correria do dia a dia, os afazeres, compromissos de trabalho quase nãos sobra tempo para estarem em casa. Na maioria das famílias os pais trabalham e acabam chegando cansados e não conseguem dar á atenção que os filhos necessitam, e por muitas vezes ate a relação entre marido e mulher acaba se desgastando, pois não tem o tempo necessário para o dialogo que é à base de um relacionamento sadio.

Somente Jesus pode transformar a vida familiar, fazendo com que cada um se respeite e busque viver esse dom de Deus que é o matrimônio. (Cf 1 Cor 7,7) A Lumen Gentium no parágrafo 11 nos diz que os cônjuges são de certo modo consagrados e, por meio de uma graça própria edificam o Corpo de Cristo e constituem uma Igreja Doméstica. A Humanae Vitae do Beato Paulo VI, evidenciou o vinculo intrínseco entre o amor conjugal para a geração da vida e a paternidade responsável.

Contudo, pode-se afirmar que a Família Cristã é um dom Deus e a Igreja está atenta a ela para que resgate o lugar que tinha na sociedade e que os lares sejam um lugar amor.

Autor: Anderson e Karen – Ministério Ágape

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..