O que os jovens precisam saber antes de casar?

O que os jovens precisam saber antes de casar?

Levando o matrimonio a sério!

O que os jovens precisam saber antes de casar?
Aprenda nesse texto que um namoro desestruturado pode levar a grandes tragédias não só no casamento mas para o resto de sua vida. O casamento pode ser uma benção ou uma destruição em nossas vidas.  Graças  a Deus  temos a palavra e o magistério da Igreja que nos orienta nesse caminho importante a se tomar. Fogo!  Gostou? confira na integra.
O casamento pode ser uma benção ou uma destruição em nossas vidas.

A Igreja ensina que  o sacramento do matrimônio é indissolúvel ou seja ele deve durar até que a morte os separe.  Na bíblia encontramos vários textos referentes a esse ensino da Igreja.  Em I Cor 7,10-11 S. Paulo reafirma a indissolubilidade do matrimônio, escrevendo : “Aos casados mando ( não eu, mas o Senhor ) Que a mulher não se separe do marido. E se ela estiver separada, que fique sem casar, ou se reconcilie com seu marido. Igualmente o marido não repudie sua mulher”. Portanto, segundo as expressas declarações da Bíblia, não há mais lugar para o divórcio e novo casamento, entre os cristãos casados.

Por isso a Igreja Católica não aprove o divórcio, em alguns casos o Tribunal Eclesiástico do Matrimônio pode declarar a nulidade dum “matrimônio”, quando depois de séria investigação fica provado que, na celebração de tal “casamento” na igreja, faltaram condições essenciais para sua validade, exigidas pela lei da Igreja, ( idade, liberdade, etc. ). Isso não é concessão do divórcio, mas apenas uma declaração de que – apesar da cerimônia religiosa, – o tal “matrimônio” não era validamente contraído, isto é, nunca se realizou.

Feitas essas breves considerações, agora imagine se você escolhe no namoro a pessoa errada, e depois no casamento deseja optar pela separação, desculpe a palavra, mas que desgraça.  Não tendo nulidade em seu matrimônio você terá apenas duas opções:

a)      Viver o resto de sua vida como solteiro, mesmo tendo vocação para o matrimonio.

b)      Se revoltar contra a palavra de Deus e a igreja e se ajuntar em uma relação fora da benção de Deus, sendo impedido de receber os sacramentos, sobretudo a comunhão eucarística e a confissão.

Isso sem considerar, os traumas sofridos no relacionamento, os prejuízos financeiros, no caso de filhos consequências sem medidas, à maioria dos jovens que usam drogas ou vivem em rebeldia, tem como pano de fundo uma família desestruturada.

Esta percebendo como é sério esse negócio de relacionamento?

O namoro deve ter como finalidade o matrimonio. Mesmo que o seu namoro não termine em casamento, ele desde seu inicio deve ser levado a sério, pois a tendência é que se ele se desenvolver, ele acabará em um casamento.  O namoro é tempo de conhecimento, não conhecimento que o mundo prega, conhecimento sexual, mas o conhecimento do ser, da pessoa como um todo.

Que tal antes de começar um relacionamento, considerar alguns fatores importantes:

Qual a opinião de meu pretendente sobre Deus, religião, fé, castidade, valores éticos e morais, profissão, vida de comunidade?

Quantos casados (as) em nossa comunidade não partilham o sofrimento de ter um esposo (a) que vive como um pagão, além de não participar das atividades religiosas proíbe seu cônjuge de adorar a Deus semanalmente.

Que tal conhecer a família do seu pretendente antes de começar um relacionamento?  Se essa paquera se transformar em um casamento, seu esposa (o), levará sua cultura, seus hábitos para dentro da sua casa.

Quantos casados (as) não reclamam de péssimos hábitos de seu cônjuge dentro do lar, vícios que vão minando com o passar dos anos lindas histórias de amor e paixão.

Deu medo?  Não tenhas medo… o matrimonio é projeto de Deus, se for sua vocação, Deus dará os meios, sua graça para que você possa ter paz e felicidade em seu lar. Casamento fundamentado em Deus, iniciado na oração, desenvolvido nos valores cristãos será bênçãos sem medidas.

Se você pretende iniciar um namoro, procure discernimento com seus pais, lideres maduro da comunidade, Deus usa da sua igreja para nos orientar em seus projetos de felicidade, fica a dica. Paz e pentecostes!

Fontes:

http://www.fundacaofraternidade.org.br/index.php/formacao-humana/199-casamento-sacramento-indissoluvel-
Autor: Rodrigo dos Santos Jesus (Rodriguinho) – Ministério Marcos – Jovens Casais

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..