Maria

Maria

Santa Maria é sinal da misericórdia de Deus, nosso Pai. Maria é imaculada, a criatura preservada de toda a mancha por pura misericórdia de Deus. De fato a misericórdia a envolve desde o princípio e a enche de graça para que seja a Mãe do Salvador, a Mãe da Misericórdia de Deus para os Homens.

De fato “ao Misericordioso convém uma mãe misericordiosa” (Salmo séc.VI) Por isso desde a antiguidade já se reza: “Ó bondosa Rainha do mundo, suplica ao único rico em misericórdia, que se encarnou por seu puríssimo sangue, para que ele tenha piedade de mim (nós), eu que me tornei presa de inúmeros pecados”. (Fócio, sec IX)

A escolha de Maria por parte de Deus é sinal da total gratuidade de seu amor paterno. Maria foi cumulada de graças no inicio, pois foi escolhida para ser Mãe do Filho de Deus encarnado. A plenitude da graça é sinal de sua santidade, da sua consagração por parte de Deus, da sua missão.

Maria Santíssima torna-se profetisa da misericórdia do Pai e também seu sinal: de fato ela conhece como ninguém o mistério da misericórdia que atinge seu auge no Calvário. Nossa Senhora que no Natal se tornou Mãe de Jesus, permitindo que a Misericórdia de Deus se encarnasse, no Calvário torna-se Mãe da Igreja, dilatando seu interior de misericórdia para todos os filhos seus: também por isso a misericórdia do Senhor se estenderá de geração em geração, assumindo Maria uma dupla maternidade, Mãe de Deus e Mãe dos Homens.

Nossa Senhora disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo sua palavra.” Depois do sacrifício de Cristo, O “sim” de Maria é evidentemente a imagem, o início, o seguimento, o ápice de toda perfeição humana e cristã. O “sim” de Nossa Senhora compreende a orientação de sua vida inteira segundo Deus e ratifica, antecipadamente todas as escolhas de Cristo, de Belém até a cruz. A reta direção de seu coração pode ser dita em outra palavra: “opção fundamental”.

Que Maria Santíssima esteja sempre ao nosso lado neste caminho de morrermos um pouco a cada dia. Sabemos que é difícil viver assim, por isso pedimos na oração o dom de olhos e coração novos para ver a nossa vida a partir do “sim” de Maria, nossa Mãe. Como e com a Virgem Imaculada cantemos: “O Senhor realizou grandes obras em meus (nosso) favor: seu Nome é Santo, e sua misericórdia chega aos que o temem, de geração em geração” (Lc1,49-50)

Irmãos e irmãs!

Que a caridade fraterna seja o sinal que nos diferencia daqueles que não conhecem o Amor de Deus. A solidariedade é o que se espera de todos aqueles que experimentam a misericórdia do Pai.

Os tempos são difíceis. A cada dia as notícias nos dão conta de que o príncipe deste mundo está ativo e atuante. Tudo isto é obra do pecado do homem, mas também é reflexo do combate que se trava entre o Bem e o mal. Nossa resposta há de ser o amor. Não um amor alienante, mas solidário, que se torna presente na vida daqueles necessitados de vida, de dignidade, de alimento, de roupas…

Nestes tempos, nosso povo precisa de um alento, precisa de que a esperança seja fortalecida, precisa de nosso empenho em partilhar de nossa pobreza para que todos tenham um pouco.

Coragem! Não desanimemos!


 

Autor: Tácito Coutinho – Tatá – Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..