As férias Chegaram!!!!

As férias Chegaram!!!!

“Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos de sua própria casa, tem negado a fé, e é pior do que o descrente.” (I Tim.05:08)

Esperado o ano todo, os meses de dezembro e janeiro, conhecidos como as férias de verão trazem muitos planos e uma nova rotina para a maioria das famílias.

Período de festas e as crianças em casa em período integral, muitas famílias programam suas férias para esta data, mas, precisamos ficar atentos há alguns cuidados decorrentes dessa mudança de rotina.

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), devido ao intenso calor e à exposição ao sol no dia a dia, cuidados preventivos são mais do que necessários para combater as chamadas doenças de verão.

O uso de filtro solar é indicado em qualquer período do ano, mas no verão ele deve ser usado com mais frequência e deve ter seu FPS (fator de Proteção Solar) escolhido a partir do tipo de pele e grau de exposição solar, independentemente da sua idade. Medidas alternativas também são bem-vindas, como o uso de bonés ou chapéus, camisas, guarda-sol, óculos de sol, entre outros. Precisamos ficar atentos pois o índice de câncer de pele tem aumentado muito com a exposição ao sol e, também a aparição de manchas e rugas, principalmente na área do rosto.

Crianças e idosos são os mais vulneráveis neste período, pois ambos podem sofrer com desidratação com mais facilidade: as altas temperaturas provocam a transpiração e o aumento na perda de água, o que acaba deixando o corpo desidratado e em desequilíbrio. A hidratação faz-se necessário como forma de prevenção da desidratação e para a prevenção da queda da pressão arterial, pois os vasos sanguíneos dilatam no calor excessivo dificultando a circulação do sangue, podendo causar inchaço nas pernas, mãos e pés, pela retenção de líquido. Portanto, o consumo de grande quantidade de líquido (cerca de 3 litros ao dia) e o consumo de alimentos com pouca quantidade de sal e evitar o uso de bebida alcoólica (pois acelera o mecanismo de desidratação) são ótima dica.

Também bastante comum acontecer é a indigestão, sensação de estufamento e mal estar após as refeições: alimentos mais leves e de fácil digestão são mais indicados.

Motivo de muitas queixas em hospitais são as infecções e intoxicações alimentares: Alimentos não corretamente higienizados, utensílios sujos, insetos e as próprias pessoas podem ser fontes de contaminação. Para assegurar a qualidade da alimentação e evitar riscos de infecções ou intoxicações, os alimentos devem ser escolhidos, conservados e manipulados adequadamente.

As vestimentas devem ser em cores claras (absorvem menos calor) e tecidos frescos que favorecem a transpiração.

Aproveite suas férias e acrescente nas suas vivências a espiritualidade e momentos descontraídos em família para que você possa fomentar o diálogo e a parceria entre todos. Você terminará suas férias sentindo-se como um recomeço de uma vida mais tranquila e menos pesada, cansativa.

Autor:  Lú Cazaroto – Psicóloga – Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..