O novo ano não é mais novo!

O novo ano não é mais novo!

“Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro”.(1 João 3:3)

Muitos são os que ora se queixam de um mal-estar com a chegada do final do ano e angústia relacionada as expectativas para o novo ano, pois, é uma data que marca com clareza o que se foi, o que se perdeu e muitas promessas não cumpridas trazendo o medo de novas frustrações e ora se veem com um grande otimismo e esperança de que será um ano bom, produtivo e que conseguirá resgatar tudo o que se perdeu.

Terminamos um ano bastante conturbado quando pensamos em sociedade, economia e política. O que nos sobra para um novo ano é a oportunidade de nos reinventarmos e nos revermos.

Nossa sociedade, capitalista, coloca todos os sonhos e sentimentos bons como mercadoria. Considerado um mundo pós-moderno, somos muitas vezes puxados para trás por um emaranhado de insucessos, compromissos, emoções e obstáculos. Já não se tem tempo suficiente para a prática de um exercício físico e para cuidar da própria saúde, muito menos para estarmos com quem gostamos e ter um bate papo legal e momentos descontraídos.

Aproveite e tire vantagem fazendo deste momento uma época inspiradora: estabeleça metas. Planeje todas as áreas da sua vida para o decorrer do ano – financeira, social, familiar, profissional, bem estar e Espiritual.

A participação na vida dos filhos é uma ótima dica para esta época de recomeço. Inclua momentos de laser na rotina da sua família: não deixe seus filhos grudados na TV ou muito tempo conectados em jogos e aparelhos eletrônicos. Resgate e ensine suas brincadeiras de infância a seus filhos.

Por falar em espiritualidade, reconhecendo sua importância para a qualidade de vida e promoção de saúde a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dimensão espiritual no conceito Multidimensional de Saúde – segundo alguns estudiosos, após vários estudos podem afirmar que pessoas que tem maior sentido espiritual e religioso tem menor probabilidade de apresentar comportamentos de risco como: violência, delinquência, crimes, uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas e desenvolver transtornos depressivos e ansiosos.

Entretanto, podemos pensar em uma segunda dica para o ano que se inicia: intensificar nossa vivência em Comunidade, pois é neste estilo de vida que a essência do homem fica verdadeiramente evidente – o desejo pela união e pelo amor.

A comunidade é uma espécie de exército, onde os soldados deixam suas armas e escudos e se tornam hábeis em ouvir e entender, um lugar onde há o respeito pelo outro e pelos seus dons, lugar este que festejam cada diferença e tomam conta das feridas daqueles que foram machucados. A comunidade é um lugar onde todos estão envolvidos com a luta pelo alcance da paz, amor e harmonia e finalmente um lugar onde todos são iguais, independentemente da sua profissão e classe social.

A integração dessas diversas áreas da vida, trás vantagens e fortalece o que realmente somos – Seres Humanos que necessitam de diferentes necessidades inter-relacionadas para o nosso bom desenvolvimento.

Autor:  Lú Cazaroto – Psicóloga – Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..