Gostaria de saber se fumar e tomar bebidas alcoólicas é pecado?

Gostaria de saber se fumar e tomar bebidas alcoólicas é pecado?

Francisco, Itajubá/MG – Gostaria de saber se fumar e tomar bebidas alcoólicas é pecado?

Querido Josué, paz em Jesus Cristo. Sua questão é muito pertinente e merece ser respondida. Às vezes temos medo de enfrentar estas questões, mas é preciso clareza para dizer o que seja melhor, sem cair num moralismo sem sentido. Começo dizendo que fumar e ingerir bebidas alcoólicas não é pecado em si mesmo, mas um forma de destruir nossa saúde e até mesmo nos conduzir por caminhos que levem ao pecado. No fundo, estes vícios são muito ruins para quem quer que seja, pois tanto com o cigarro e sobretudo com as bebidas, a pessoa não sofre sozinha, mas envolve sua família e seus amigos. O exagero no cigarro pode causar uma infinidade de doenças, inclusive cânceres diversos.

A bebida não fica atrás quando consumida com exagero: além de doenças no corpo, como a cirrose, os problemas psicológicos e comportamentais aparecem e prejudicam muita gente. Quando esses vícios viram pecado? Quando o exagero nas bebidas e nos cigarros torna-se motivo de infidelidade, corrupção, discussões, fim das famílias, maldade. Quando o vício cresce de tal modo que engole a pessoa o mal aparece, e Deus não pode aprovar este tipo de coisa. A melhor atitude é procurar livrar-se desses vícios o quanto antes.

Largar o cigarro e a bebida são gestos que deveriam ser incentivados pela sociedade e pela família. Muitas vezes a pessoa vai precisar de ajuda profissional ou mesmo de uma clínica de recuperação. Não podemos ter medo de reconhecer que, sobretudo no caso de bebidas alcóolicas, o que temos é uma enfermidade que recebe o nome de alcoolismo. A pessoa não bebe porque é sem vergonha, mas porque seu organismo é dependente de álcool. Do mesmo modo que eu procuro tratamento para coluna ou coração, o alcoólatra precisa de acompanhamento médico. A família precisa incentivar e até mesmo insistir para que o alcoólatra seja recuperado.

E ajuda também uma boa dose de espiritualidade e oração! Acho que preciso dizer, sem receio, que se na sua família existe problema de alcoolismo, é preciso evitar que as novas gerações tomem o primeiro gole e tornem-se viciadas. Não deveríamos ter bebidas em casa e nem procurar diversão na mesa de um bar. A atitude cristã é acolher aquele que tem estes vícios e ajudá-los a sair desta teia de destruição. Que Deus nos ajude. É isso.

Arte Padre Evaldo

Autor: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..