Maria, a Mãe refém do nosso amor

Maria, a Mãe refém do nosso amor

Nossa Senhora é refém do nosso amor. Já percebeu que em Aparecida, há 300 anos, Ela está a espera de nossa visita, de nosso olhar e da nossa devoção? Como disse o Papa Francisco: “Deus ofereceu ao Brasil sua própria Mãe.” E como somos privilegiados por tão grande dádiva! Temos a bênção e a proteção de Maria que sempre percebe as nossas necessidades.

Assim como nas Bodas em Caná (cf. Jo 2, 1-11), Maria também interviu diante do drama dos pescadores do Rio Paraíba do Sul. Não havia peixe e a consequência da falida pesca seria a morte. Aos noivos, Ela não permitiu a vergonha pela falta do vinho e agiu antes mesmo da bebida acabar. Com os pescadores, percebendo a inquietação e desespero, intercedeu deixando ser encontrada nas águas de um rio considerado imprestável. Hoje, mais de dois mil anos do primeiro milagre de Jesus e três séculos após a pesca milagrosa no Brasil, Maria também percebe as necessidades de tantos desempregados. Ela convoca o Senhor em favor dos que perderam a esperança e sofrem por diversas razões.

Maria é Mãe. A mãe sempre sabe o melhor para seu filho e o conhece como ninguém. Maria nos compreende e se aproxima de Jesus para dizer: Filho, ele ou ela não tem mais vinho! Nossa Senhora, refém do nosso amor, gosta quando cada um de nós se aproxima dela para depositar a confiança. Qual é a mãe que não fica realizada em poder saber confidências e ajudar o filho?  Com a Virgem Maria não é diferente. E mesmo que a situação seja de muita dor e angústia, Ela está ali, com seu olhar materno, para dar força, a mesma que ofereceu a Jesus no caminho do Calvário.

Maio é o mês dedicado a Maria. Que presente para Ela ao ofertar nossas orações e até um espaço em nossa casa. Fazer um altar, oferecer fores e expressar a cada dia nosso amor. Nossa Senhora merece, pois está, não só em Aparecida, mas em todo canto, a nossa espera. A grande forma de retribuir a esse amor materno é se fazer presença. O que uma mãe prefere? Ganhar presente ou ter a companhia dos filhos? A Virgem de Nazaré quer o mesmo. A nossa companhia em cada terço, em cada troca de olhares, em cada Ave Maria.

Vamos passar o mês de maio ao lado de Nossa Senhora. Lendo as passagens bíblicas em que Ela está presente. Que tal contemplar as sete dores e alegrias da Virgem Fiel? Rezar com fé o santo terço e bom também é ler pensamentos dos santos sobre Maria. E porque não transformar nosso lar no lar da família de Nazaré, convidando a Sagrada Família para passar o mês sendo nossa hospede? Vamos, enfim, ser inteiros marianos. Assim corresponder a tamanho amor de Deus por nós que nos deu sua própria Mãe. E corresponder a Ela que não se cansa de intervir pelas nossas necessidades.

Salve Maria!

Autor: José Eymard Miranda Leite Sobrinho – Jornalista e colaborador.

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..