A oração com imposição das mãos
Na Igreja primitiva, o modo comum como os cristãos ajudavam alguém a receber o Espírito era pela oração com a imposição das mãos.
Os samaritanos tinham recebido a fé e sido batizados, mas não tinham recebido o Espírito Santo. Pedro e João, enviados até a Samaria, impõe as mãos sobre eles e assim recebem o batismo no Espírito Santo. (cf Atos 8,14-18) Este fato não se refere ao Sacramento do Crisma, que mais tarde foi instituído na Igreja, mas parte integrante da missão evangelizadora.
O mesmo aconteceu quando Ananias: rezou por Paulo, com a imposição das mãos, sendo Ananias um leigo, para que ele recebesse o Espírito Santo. (cf. Atos 9) Da mesma forma Paulo rezou pelos cristãos de Éfeso. (cf Atos 19, 1-6)
A maioria das pessoas que foram batizadas no Espírito o foram pela oração com a imposição das mãos que é a maneira normal de ajudar alguém a receber esse batismo. Parece ser um modo natural de ajudar a receber a nova vida no Espírito. Quando as pessoas estão dispostas e recebem a imposição das mãos desse modo, é raro que não experimentem o Espírito.