Carismas: O estudo dos carismas nos documentos do Vaticano II
Os textos dos documentos do Vaticano II, transcritos aqui, vêm nos revelar a abertura, o acolhimento e a visão da Igreja, sobre a teologia Católica e pastoral dos carismas.
São estes alguns textos conciliares que embasam a cada um dos batizados no conhecimento da teologia católica dos carismas; Lumen Gentium, Apostolicam Actuositatem, Unitatis Redintegratio, Presbyterorum Ordinis, Ad Gentes, Dei Verbum e Gaudium et Spes. Quase na sua totalidade, estes documentos nos ensinam sobre os carismas baseados na teologia carismática de São Paulo.
Sintetizando o que nos ensina estes documentos, encontramos que: a Igreja e os fiéis são templos do Espírito Santo, tornando-se, portanto, filhos adotivos de Deus:
- O Espírito Santo dota e dirige a Igreja com os diversos dons hierárquicos e carismáticos, capacitando-a a executar sua missão e anunciar e estabelecer o Reino de Cristo e de Deus entre os homens.
- O Espírito Santo é um só, mas distribui seus dons a quem ele deseja e conforme lhe apraz para edificação da Igreja, para que ela chegue à completa plenitude de Deus.
- O Espírito Santo santifica e conduz a Igreja também com os seus dons.
- Os dons devem ser recebidos com alegria e gratidão a Deus.
- Os carismas devem, ser difundidos, pois são úteis às necessidades da Igreja.
- O Espírito Santo além de santificar toda a Igreja e seus fiéis com seus dons e graças, fortificando-os também através desses mesmos dons e graças. O Espírito Santo suscita em todos os membros da Igreja uma vivência da unidade: um só rebanho sob um único Pastor.
- Todos os cristãos devem aceitar os carismas, mesmo os mais simples.
- Os fiéis têm o direito e do dever de exercer os carismas para o bem dos homens e o incremento da Igreja, dentro da mesma e no mundo.
- Os fiéis devem exercer os carismas em comunhão com a Igreja e ela através dos seus pastores julgará sobre a autenticidade e o uso dos carismas dentro da ordem, mas devem discernir corretamente para não extinguir o Espírito.
- Os ministros de Cristo devem reconhecer com alegria e incentivar com entusiasmo os variados carismas dos leigos que os capacitam a realizar sua tarefa no serviço da Igreja.
- A ação do Espírito Santo de unificar a Igreja, dotando-a com os diversos dons hierárquicos e carismáticos, é para todos os tempos, para os nossos dias também, não sendo algo exclusivo para o período do nascimento da Igreja. Os carismas são atuais e para todos os fiéis batizados, pois “todos quantos foram batizados em Cristo, foram revestidos de Cristo”.
- Os carismas capacitam a família humana a manifestar o seu testemunho e conservá-lo vivo no meio dos irmãos.
- Os carismas contribuem para a preparação do reino celestial.
Autor: Tácito Coutinho – Tatá – Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi