Educar com exemplos

Educar com exemplos

A educação de um filho é uma tarefa muito complexa. Grande parte do que seu filho poderá aprender virá do que você ensinar a ele.  O papel dos pais é um dos mais complicados que vamos aprender ao longo da vida, posto que ter um filho implica, entre muitas outras coisas, uma felicidade extrema e um esforço constante para sua educação e seu crescimento como pessoa.

Como pai ou mãe sua figura será provavelmente o maior exemplo, o maior ponto de referência, que seu filho irá ter na vida. A maioria das crianças ouve o que dizem a elas, algumas inclusive fazem o que é dito, mas todas as crianças fazem o que os adultos fazem. A comunicação é um dos pilares da relação pais e filhos que pode ser exemplo diário: qualquer gesto, expressão ou palavra lhe ajudará a conhecer melhor a seu filho e vice versa.

A conduta dos filhos depende dos exemplos que eles recebem dos adultos. Principalmente para os menores, é ineficaz explicar conceitos teóricos, como ética, mas é fundamental praticar valores como convivência, respeito ao próximo, capacidade de partilhar e de falar a verdade.

De fato você aprende que, conforme cresce, seu filho escolherá, conscientemente ou não, imitar suas condutas, e isso poderá até mesmo fazê-lo consciente de alguns comportamentos que não sabia que tinha mas que, em algum momento, são refletidos pelas crianças.

Ser pai é ser exemplo até que seu filho possa ter consciência suficiente para moldar seus próprios padrões de vida. A infância e a adolescência trazem muitos desafios tanto para a vida da criança como para de seus pais. Isso se dá desse modo porque são etapas da vida em que uma pessoa começa a inserir-se em uma família, a conhecer costumes e culturas específicas e a forjar o que podem ser seus futuros valores e princípios. Por essas razões, a disciplina e a genética que seu filho possui são tão importantes. Afinal, a educação vem dos pais, dos amigos e mais adiante a criança irá aprender também com o ambiente de seus colégios, seus professores, etc.

O que seu filho valorizará nos círculos sociais é o que puder ver e o que puder aprender a partir dos exemplos observados. As crianças prestam atenção em tudo, e tudo o que disser a elas deve ser acompanhado de um ato representativo: então, como pai, se você aconselha seu filho sobre qualquer aspecto e faz o contrário, provavelmente a criança dará mais atenção ao que fez do que ao que disse “A palavra convence, mas o exemplo arrasta.

Não se preocupe porque seus filhos não te escutam, mas te observam todo o dia” (Madre Teresa de Calcutá). Deste modo, a coerência é a base de qualquer coisa que deseja ensinar a seu filho: se ele acha que o que escuta e o que vê é coerente, provavelmente começará a lapidar sua personalidade e sua psiquê a partir daí para o futuro. Seu filho o admira e o vê como seu próprio espelho, onde pode observar seu reflexo quando fica em dúvida sobre algo; aí está o desafio e o esforço de ser pai. Mesmo que não haja uma clareza tão grande sobre o que é certo e o que é errado, crianças observam e são influenciadas pelas posturas de pais e educadores.

Por isso é essencial a parceria da família com a escola, pois a primeira é apoiada pela segunda na educação dos filhos. Cabe as escolas inteligentes formar parcerias com as famílias, e cabe as famílias procurar essa parceria nas escolas. Os pais são os primeiros educadores, e, desde o início, estão incumbidos do sustento material, cultural e espiritual das crianças. Este é um dever dos pais, que de modo algum pode ser delegado a terceiros ou substituído pelo Estado. Somente os pais é que devem cuidar da formação ética e moral dos filhos, e prepará-los para a vida. Educar é estar presente com amor, carinho e valorização.

fontes: https://amenteemaravilhosa.com.br, www.paisefilhos.com.br/familia

Autor: Mila e Tiãozinho – Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..