O Mistério da Igreja: Igreja, Povo de Deus

O Mistério da Igreja: Igreja, Povo de Deus

a) Povo da Nova Aliança

Deus quer congregar, em Cristo, na nova aliança, um povo organizado e visível para si, formado pela força do Espírito e não pólos laços da carne. É um “povo sacramental”, porque como Igreja não esgota em si o que Deus quer, pois fora de suas estruturas ha muitas pessoas que o amam e o seguem, mesmo sem o saber, e são amadas por ele.

A Igreja, sacramento, semente e sinal do Povo de Deus e de seu Reino, deve ter as seguintes características (782):

  • Povo de Deus: ele existe para Deus, como “raça escolhida, sacerdócio real e nação santa” (cf. 1Pd 2,9);
  • Formada por batizados: uma pessoa torna-se membro da Igreja pelo “novo nascimento”, por meio da água e do fogo do Espírito, o batismo e a fé (cf. Jo 3,3-5);
  • Fiel a Jesus Cristo: ele é o Messias (o Ungido), a Cabeçada Igreja, que recebe dele a sua unção messiânica (cf. Ef 1,l-10)
  • Na condição da “dignidade e liberdade dos filhos de Deus”, em cujos corações habita o Espírito Santo (1Cor3,16-20);
  • Guiada pela lei do mandamento novo (cf. Jo 13,34-35) de amar como Cristo nos amou. É a Lei nova de Jesus, confirmada pelo Espírito Santo (cf. Rm 8,2; GI 5,25);
  • Com a missão de ser sal da terra e luz do mundo (cf. Mt 5,13-16), anunciar Jesus Cristo, construir o Reino com ele (cf. Mt 5,13-16).
  • Sua meta final é o “Reino definitivo” começado na terra, estendido a todos os povos, mas alcançando a plenitude na glória eterna.

À imagem de Jesus, cada membro da Igreja (pelo batismo) e a própria Igreja participam das três funções de Jesus:

Sacerdotal: pela consagração batismal vivemos para o louvor e gloria de Deus. Como culto permanente a Deus, nossa vida recebe influxo essencial da oração pessoal e da assembléia, principalmente a Eucarística.

Profética: (“nabi prophetes” é aquele que fala e testemunha em nome de alguém, no caso aqui de Deus). É tarefa essencial do cristão e da Igreja “profetizar” (ensinar, anunciar, denunciar, testemunhar até mesmo com o risco de morte).

Real : Deus é o Senhor absoluto e único do mundo, como Criador e Pai. É seu desejo que haja no mundo justiça, fraternidade, paz. A Igreja esta a serviço, principalmente, dos mais pobres, abandonados e perseguidos. E para isso, ela luta pelo Reinado de Deus no coração das pessoas, nas relações e nas estruturas sociais, e assim os filhos e filhas de Deus tenham as condições básicas que requer a dignidade humana.

b) Igreja: humana e divina

A Igreja como comunidade de fé, esperança e caridade, é ao mesmo tempo:

* uma sociedade estruturada, organizada e hierarquizada e Corpo Místico Espiritual de Jesus Cristo;

* uma Assembléia visível e comunidade espiritual dos que crêem e seguem o Senhor Jesus e é dirigida pelo Espírito Santo;

* Igreja terrestre, formada de homens e mulheres santos e pecadores, Igreja, porém, dotada de muitos dons celestes. É esta Igreja humana e divina que assume na história a missão recebida de Jesus: testemunhá-lo, anunciá-la, colaborar com ele no estabelecimento do Reino do Pai.

c) Igreja: união dos homens e das mulheres com Deus

É através da sua igreja que Jesus realiza sua missão de “tudo recapitular nele, para o Pai” (cf. Ef 5,32). A Igreja é esta comunhão do homem e da mulher com Deus pela caridade que nunca terminará (cf. 1Cor 13,8 e 13). A Sagrada Escritura usa como símbolo desta união com Deus o matrimônio, sendo a própria Igreja considerada esposa, sem macula nem ruga, de Jesus, o Esposo (cf. Ef 5,25-27).

d) Igreja: sacramento universal da salvação

“Sacramento, tradução do termo grego Mysterion, significa um sinal visível de algo escondido. Neste sentido Jesus é o sacramento de Deus e a Igreja, o sacramento de Jesus. Para cumprir sua missão de cooperadora de Cristo na salvação da humanidade, a Igreja utiliza os sete sacramentos, sinais sensíveis e eficazes do amor libertador do Senhor pela força do Espírito Santo”.

Como sacramento, ela é instrumento da intima união dos homens e das mulheres com Deus, e também, o sacramento da união na justiça, fraternidade e paz dos homens e das mulheres entre si como irmãos e irmãs no Senhor, reunindo em si pessoas de todas as nações, raças, povos e línguas (cf. Ap 7,9). Deste modo a Igreja é sacramento da salvação trazida por Jesus Cristo a toda a humanidade e a todo o universo.

Autor: Tácito Coutinho – Tatá – Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..