O que significa a palavra “Amém” que usamos no final das orações?

O que significa a palavra “Amém” que usamos no final das orações?

O que significa a palavra “Amém” que usamos no final das orações? – Ilma de Andradas

Olá Ilma, tudo em paz? Um grande abraço para você e para todo o povo de Andradas, terra querida que trago no coração! Achei muito interessante sua curiosidade, e por isso vamos explicar agora o sentido da palavra “Amém”.

Acostumamos tanto a repetir em nossas orações a palavra “Amém”, que nem sempre damos a atenção devida a esta pequena expressão e tudo aquilo que ela contém em si mesma. Todas as orações cristãs (e também nas orações  hebraicas e islâmicas) se completa com a afirmação pessoal e intransferível da palavra AMÉM. Mas o que quer dizer essa expressão?

Quando dizemos “Amém” estamos ratificando o que acabamos de dizer, é como um selo de confiança nas palavras que saíram de nossa boca. Por isso, findar o CREIO com um sonoro e forte “amém” denota nossa intenção de viver cada uma das realidade de fé que ali estão descritas. A palavra “amém” tem origem hebraica, significa “Assim Seja”, “Eu acredito verdadeiramente”. E em si mesmo é uma expressão de fé! Na Bíblia Sagrada temos muitas vezes a expressão “amém”, sendo que ela aparece a primeira vez no Livro de Números (Nm5,22) e pela última vez em Apocalipse (Ap22,21). Aliás, a palavra “amém” é a última palavra da Sagrada Escritura, e encerra como grande afirmação de fé tudo o que foi dito anteriormente!

Alguns estudiosos relacionam as letras da palavra “amém” com a expressão hebraica “Deus é um rei confiável”. Quando dizemos amém, nesse sentido, estamos afirmando que Deus nos guia de modo seguro pelos caminhos da vida, e que vivendo as orientações da fé, seremos certamente amparados pelo amor de Deus. Por isso não é demais dizer que Jesus Cristo, nascido de Maria, é o grande “Amém” de Deus Pai, já que Ele vem confirmar e selar todas as promessas feitas por Deus em favor da humanidade.

Somos felizes por poder proclamar a fé, somos felizes porque temos um Deus que nos ama e cuida de nós e por isso nos esforçamos para diariamente sermos mais santos. Nós que cremos que Deus, Pai, Filho e Espírito Santo está conosco, cremos no Amor de Maria, cremos na força e testemunho da Igreja católica, cremos na ressurreição e na vida eterna, cremos, apesar de tantas dores, na força do AMOR. Por isso, mais do nunca, hoje elevamos nossos olhos e coração aos Céus e digamos – AMÉM!!!

Tira Teima: Padre Evaldo César de Souza

 

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..