A Bíblia é um livro que contém todas as respostas que precisamos para nossa vida?

A Bíblia é um livro que contém todas as respostas que precisamos para nossa vida?

José Carlos de Piranguinho: Escutei numa pregação a afirmação que a Bíblia é um livro que contém todas as respostas que precisamos para nossa vida. É verdade?

Olá José Carlos, tudo em paz? Na sua pessoa eu saúdo todos os leitores dessa nossa coluna mensal de esclarecimentos sobre dúvidas religiosas. E o assunto hoje é a presença da Bíblia em nossa vida. Sabemos que a Bíblia, mais do que um livro milenar, é também a referência espiritual para milhões de pessoas ao redor do mundo, ou seja, nas páginas da Bíblia podemos encontrar:

1) muitas informações sobre a história da humanidade e também

2) experiências de fé que podem ser atualizadas para a nossa vida cotidiana.

No primeiro sentido, a Bíblia é um conjunto riquíssimo de informações sobre o modo de viver dos homens em um tempo e em um espaço geográfico muito específico, ou seja, ela nos dá uma ideia de como era a vida milênios atrás no território que hoje chamamos “terra santa” e seus arredores. Podemos encontrar na bíblia o modo como os homens e mulheres daquele tempo compreendiam a natureza, as relações familiares, como trabalhavam e o que comiam, o que vestiam e como lidavam com as colheitas, o modo como guerreavam entre si e, claro, o jeito que viviam a religião.

Enfim, a Bíblia, no conjunto de seus livros, é uma riquíssima fonte histórico-arqueológica sobre o povo de Israel e seus vizinhos. Mas não tente encontrar na bíblia respostas científicas para o mundo do século XXI, nem tente trazer para hoje os costumes específicos daquele povo, correndo o risco de você se tornar um pessoa fundamentalista e intransigente.

Infelizmente muitos buscam respostas concretas para o cotidiano da vida na Bíblia, e aí passam a ter comportamentos completamente fora de contexto. Mas no segundo ponto, a partir da experiência humana da fé do Povo de Deus, podemos e devemos encontrar na Bíblia as respostas para os dramas existenciais da vida – afinal esses dramas antropológicos são os mesmos desde sempre pois todo ser humano, seja de hoje seja do passado, enfrenta as mesmas dúvidas e desafios no seu interior.

Nesse sentido é que a Bíblia será sempre atual, e nesse sentido ela pode ajudar a responder as perguntas de hoje. Por exemplo: a experiência de amor e adoração a um Deus Único, Criador de todas as coisas, é algo que herdamos e que tem sentido profundo até hoje; o modo como lidar com os valores humanos, plantando fraternidade, amor, fidelidade, paz, respeito em todas as nossas relações é ensinamento bíblico que ilumina nossas decisões ainda hoje. É preciso separar nas Escrituras o que é costume de uma época e o que é verdade revelada para sempre, como fonte espiritual.

Não cortar o cabelo e não comer carne de porco, por exemplo, é um costume daquele povo naquele período do passado; louvar a Deus pela vida, respeitar a família, não prejudicar nossos irmãos já é uma verdade que ultrapassa as barreiras do tempo e são ensinamentos para todos em qualquer época ou parte do mundo. Nosso trabalho será sempre ler, entender e separar o provisório do duradouro!

Tira Teima: Padre Evaldo César de Souza

 

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..