Como um cristão deve se comportar diante de tantas opções? Alguma pode ajudar de verdade?

Como um cristão deve se comportar diante de tantas opções? Alguma pode ajudar de verdade?

Padre na passagem de ano muitas coisas nos são sugeridas para termos felicidade no ano que se inicia. Como um cristão deve se comportar diante de tantas opções? Alguma pode ajudar de verdade? Zezinho de Santa Rita do Sapucaí.

Olá Zezinho, tudo em paz? Desde já um feliz ano novo para você e para todos os leitores de nossa coluna mensal. Ainda que seja muito simples, a cada mês a gente consegue esclarecer um pouco mais sobre nossa fé nesse nosso bate papo. Vamos então falar de fim de ano, e perspectivas para o ano que se inicia. Nessa época, mais do que em outros momentos do ano, aparecem diante de nós uma infinidade de gestos que teriam, de forma mágica, a capacidade de alterar nossas vidas. Todas esses comportamentos querem nos oferecer aquilo que mais ansiamos – nossa felicidade, seja no amor, no trabalho, na família e com os amigos. Fazemos promessas, usamos mandingas, superstições, enfim, lançamos mão de muitas coisas para que a felicidade bata em nossa porta. Mas será que felicidade vem assim, de modo mágico e controlado por atitudes externas?

A primeira coisa que o cristão precisa ter em mente é que somente Deus é capaz de comandar as coisas, o tempo, as situações da vida. Nós humanos, diante de nossas incapacidades, criamos alguns gestos e rituais para nos dar a sensação de que somos capazes de ter o controle das coisas, mas isso é uma grande piada. Claro que o mundo físico não de submete a questões de magia, mandingas e superstições! Acreditar que conseguiremos ser melhores e mais felizes porque comemos algumas sementes de romã, ou porque pulamos algumas ondinhas na praia, ou ainda porque usamos roupa dessa ou daquela cor ganharemos mais ou menos dinheiro é de fato uma crença quase infantil.

A única coisa que vai nos garantir um ano novo cheio de realizações é a fé em Deus e a vontade de fazer nosso melhor, principalmente deixando de lado nosso egoísmo e partindo para uma vida mais solidária e fraterna. Também vai nos dar muito mais tranquilidade saber que a vida tem altos e baixos, e por mais que eu deseje uma vida 100% feliz, certamente nos dias que se seguirão eu irei enfrentar problemas e desafios. Pensar que a vida só me trará alegrias é enganar-se a si mesmo. Quando a gente se projeta para receber “SIM” e “NÃO” eu consigo gerenciar melhor meus desejos e projetos de vida. Nesse caso, as alegrias serão muito bem celebradas, e as tristezas não vão ser vistas como o fim do mundo.

Enfim, o ano novo será bom se nós formos capazes de enxergar a vida com os óculos da fé, do amor e da esperança. Plantemos coisas boas e colheremos bons resultados. É isso!

Tira Teima: Padre Evaldo César de Souza

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..