É Jesus quem batiza no Espírito Santo

É Jesus quem batiza no Espírito Santo

Quando os judeus, no dia de Pentecostes, viram os primeiros cristãos, que acabavam de ser batizados no Espírito, e ouviram a explicação de Pedro sobre o que acontecera, perguntaram: “Que devemos fazer?” É essa a nossa pergunta: Como devemos fazer?

A pregação de Pedro era a proclamação do querigma que se resume na afirmação: Jesus Cristo é o Senhor! Por isso podemos receber o Espírito Santo. Porque Ele morreu, ressuscitou e “exaltado pela direita de Deus, recebeu do Pai o Espírito Santo, objeto da promessa, e o derramou. É isto que vedes e ouvis” (Atos 2,33)

Desta forma São Pedro afirmava que Jesus realiza Sua missão profetizada por João Batista: ”depois de mim vem o mais forte do que eu, a quem não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das sandálias. Eu vos tenho batizado com água. Ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo” (Mc 2,7-8).

O próprio Jesus revelou que Ele daria o Espírito Santo àqueles que quisessem ter uma vida nova quando no “último dia da festa, que é o mais solene, de pé, disse em alta voz: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, de seu seio jorrarão rios de água viva”. (Jo 7,37-38). São João Evangelista acrescenta com um comentário revelador: “Ele falava do Espírito que deviam receber os que nele cressem” (Jo 7,39).

Portanto é Jesus quem batiza no Espírito Santo. É a Ele que devemos ir se desejamos ser batizados no Espírito Santo. Os que querem o Espírito Santo e a vida nova que ele traz têm que ir ao Senhor Jesus.

No dia de Pentecostes, São Pedro assegurou que o Espírito Santo era para todos. O Senhor quer que todos sejam batizados no Espírito: “… A promessa é, de fato, para vós, assim como para todos os vossos filhos e para todos aqueles que estão longe, todos quantos foram chamados por Deus nosso Senhor” (At 2,39).

Esta primeira pregação Apostólica se inicia com a citação da profecia de Joel, onde o Senhor Deus revela que derramará de Seu Espírito sobre toda a carne, sobre escravos e escravas, sobre jovens e anciãos. (cf. Atos 2, 17-18)

A pessoa que quer ser batizada no Espírito não tem um papel passivo. A sua parte é vir ao Senhor para ser batizado no Espírito. A oração com a imposição das mãos não é um substituto para esse “voltar-se” para o Senhor. É apenas um auxílio, e, se a pessoa não se volta para o Senhor para receber d’Ele o Espírito, não será batizada no Espírito.

A condição necessária, portanto, para que a pessoa possa receber esse batismo no Espírito, é simplesmente estar voltada para Jesus, como sendo Ele o Senhor, o Salvador, o que batiza. A instrução que Pedro deu aos judeus no dia de Pentecostes foi:

“Convertei-vos e seja cada um de vós batizado em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos pecados, e recebereis então, o dom do Espírito Santo” (At 2, 38).

A condição, portanto, é estar “no Senhor”, voltar-se para Cristo. Nessas condições, Ele pode batizar-nos no Espírito. Algumas pessoas são batizadas no Espírito anos depois de terem aceitado Cristo como seu Salvador, porque ainda não tinham voltado suas vidas completamente para Ele. Não tinham aceitado Jesus como Senhor.

A conversão é um processo que se completa na eternidade, aqui se trata de um desejo ardente e sincero de entregar a vida a Jesus, é estar disposto a aceitá-Lo verdadeiramente como Senhor, é “dobrar os joelhos” diante de seu Nome. (cf. Fl 2,10-11) É estar disposto a obedecê-Lo, pois somente aos obedientes Ele dá de Seu Espírito. (cf. Atos 5,32)

Este desejo ardente de ser batizado no Espírito deve ser semelhante aos daqueles, que ouvindo o Evangelho anunciado por Pedro, sentiram os corações abrasados. (cf Atos 2,37)

Mas, seja como for, a condição que nos qualifica para receber o batismo no Espírito é “estar no Senhor”.

Autor: Tácito Coutinho – Tatá – Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..