Por que a Igreja dedica o mês de Maio à Maria, mãe de Jesus?

Por que a Igreja dedica o mês de Maio à Maria, mãe de Jesus?

Por que sim não é resposta!

Por que a Igreja dedica o mês de Maio à Maria, mãe de Jesus?

(Pedro | Vitória/ES)

 

A tradição de dedicar o mês de maio para um destaque especial para as celebrações marianas parece vir de longa data. Ainda mesmo antes de existir a tradição cristã, no hemisfério norte o mês de maio sempre esteve relacionado com o ritmo da natureza que renascia esplendorosa após os rigorosos invernos – maio é o mês das flores. O próprio nome “maio” vem da deusa Maia, divindade que estava relacionada com a primavera no paganismo. Parece que houve, com o passar dos tempos, uma assimilação dessa “florada” da primavera com a maior de todas as flores criadas por Deus, Maria Santíssima. A primavera em “Maria” prepara o nascimento do grande verão, que é o Cristo, sol que ilumina e aquece todas as criaturas!

 Já na Idade Média temos testemunhos escritos de poesias que saudavam o mês de maio como o mês de Maria. Nas suas “cantigas de Santa Maria”, por exemplo, o sábio rei de Castela Afonso X (1221-1284), registra essa tradição no canto “Ben Vennas Mayo”. Um pouco mais modernamente, o santo papa Paulo VI fala dessa devoção mariana nos meses de maio em sua encíclica “Mense Maio”. Também o Santo João Paulo II em suas homilias costumava reforçar essa devoção mariana no mês de maio. Tudo parece referir-se a essa tradição milenar, que caiu nos gosto do povo e que foi, ao longo dos séculos, incentivada pela Igreja.

 Historiadores dizem que as coroações das imagens de Nossa Senhora feitas nos meses de maio se espalharam depois de 1849, pela ação dos Padres Lazaristas e das Irmãs da Caridade. O gesto de coroar Maria parece ser bem mais antigo, mas foi nesse período que se fortaleceu o costume de coroar as imagens de Nossa Senhora. Crianças, vestidas de anjos, prestam homenagem à Maria, Virgem e Rainha,  oferecendo-lhe véu, palma e rosário. Ao final, depois de cânticos e poesias, faz a coroação da imagem, muitas vezes com chuvas de pétalas de flores.

 Além disso, reforçou-se a tradição mariana no mês de maio o fato de muitos países introduzirem nesse mês a celebração do dia das mães. Ora, se mesmo as mães merecem um dia de maio, quanto mais merece especial louvor e devoção nossa querida mãe, Maria Santíssima. Para muitos, poeticamente, maio é o mês mais bonito, e Maria, a mulher mais bela, merece ser celebrada nesse tempo de beleza. Seja em maio, ou seja em qualquer outro mês, é sempre bom recordar quão boa, bela e santa é Maria de Nazaré, e como é bom poder louvá-la pelo “SIM” que ela ofereceu ao Senhor, doando-se generosamente à graça do Espírito Santo que a fez, de modo extraordinário, ser a mãe de Jesus Cristo nosso Redentor!

Arte Padre Evaldo

Tira Teima: Padre Evaldo César de Souza

Comunidade Javé Nissi

Comment ( 1 )
  1. Presença Viva
    12 de maio de 2017 at 16:49
    Reply

    Muito bom

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..