ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA SEXUALIDADE

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA SEXUALIDADE

Numa leitura um pouco mais ampla e generalizada da sexualidade podemos encontrar alguns sinais indeléveis de uma sexualidade sadia. De maneira sintética exporemos os pilares que sustentam essa maravilhosa dádiva que nosso bondoso Deus nos concedeu. Na sexualidade três fatores se sobressaem: O DOM DA VIDA, A LIBERDADE E A ALEGRIA!

Comecemos pelo terceiro, se é que assim podemos elencá-los. A alegria é uma experiência que a sexualidade produz em nós, uma vez que nos traz a sensação de plenitude, de contentamento, de saciedade e de amor. Sem contar os dados biopsíquicos, tais como a descarga de energia entre outros. O GLOBO[1] publicou uma matéria como fruto de pesquisa da psiquiatra CARMITA ABDO, elencando alguns fatores destacados pelos homens na experiência sexual e outros destacados pelas mulheres: elencam os homens quatro fatores: desejo, excitação, orgasmo e resolução, já as mulheres incrementam mais alguns: estímulo sexual, desejo espontâneo e responsivo, excitação, fatores biológicos e psicológicos, intimidade emocional e satisfação. Como podemos ver o número de adjetivos se estende, mas no cerne da experiência apresentada está a alegria, vale salientar, não como uma ação que vem de fora, mas, como uma experiência de doação, de entrega!

Aqui percebemos o fator liberdade, onde qualquer relação que desconsidere tal requisito se enquadra em crime qualificado como estupro. Essa liberdade nasce da complementaridade que existe entre ambos os sexos, dimensão esta que nenhum ser humano em pleno funcionamento de suas dimensões físicas, psíquicas e espirituais está isento. A liberdade configura a autonomia que o ser humano tem sobre seu corpo, ele é quem decide o que fará dele e não a opinião de terceiros. Aqui cabe destaque ao grande risco que correm os doutrinadores que consciente ou inconscientemente almejam inferir opiniões e regras sobre a sexualidade, sem considerar que muitas das vezes, não doutrinam sequer sua própria sexualidade, dizemos isto, tendo em vista que o papel da religião ou das ciências humanas no âmbito da sexualidade é nortear o casal nestas três dimensões da alegria, da liberdade e da vida e qualquer coisa mais que vá além disso deve ser descartada.

Quando nos referimos a vida como um desses fatores ou se quisermos o ponto culminante, nos colocamos a refletir sobre a amplitude que o termo vida carrega em si, trata-se biologicamente falando da procriação, mas adentrando outros vieses da reflexão veremos que no termo vida se engloba as decisões tomadas, a experiência de amor que é vivenciada, a entrega mútua que aqui se enquadra. NA VIDA está o máximo da expressão das ações do ser humano não só na sexualidade, mas em todas as dimensões de seu existir, contudo na sexualidade se concentra sua identidade, sua liberdade e as vias de conexão com o fenômeno que chamamos alegria.

Embora seja uma exposição bem sucinta é possível ver como nossa sexualidade pode ser tão simples ou tão complicada, dependendo isto da forma como a vemos ou a vivenciamos. Na alegria está a expressão de nosso contentamento, na liberdade a nossa autonomia, na vida nosso ser enquanto magnitude da graça criadora. Se compreendermos, e ainda mais, se ajudarmos outras pessoas a assimilarem essa compreensão estaremos dando um salto qualitativo e também quantitativo na qualidade de vida sexual daqueles que conosco convivem ou buscam nossa orientação, uma vez que não são poucos os casais de longa data matrimonial que ainda não sabem o que é o orgasmo, pelo menos entre as mulheres isso é mais tangível, se bem que onde não há realização mútua, também não houve plena realização pessoal; e por outro lado, em tempos de libertinagem e promiscuidade o caminho do resgate são os valores e não a imposição ou a repressão. Se queremos uma sexualidade e uma sociedade mais sadia precisamos nos atentar sobre que tipo de abordagem tomamos perante ela!

[1] Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/dados-fatores-da-sexualidade-6617796. Acesso: 11-05-2017.

Autor: José Carlos Faria – Carlinhos – Teólogo – Comunidade Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..