Ser Avós nos dias de hoje

Ser Avós nos dias de hoje

Neste mês de julho, festejando, São Joaquim e Santa Ana (dia 26), os avós de Jesus, festejamos, também, nossos avós.

Lembrar ou falar de nossos avós, enche nosso coração de carinho e alguns, de muita saudade.  As avós estavam, sempre em casa cuidando de tudo e de todos. Muitas nem sabiam ler, mas ensinavam cantigas e orações a seus netos. Trazemos na memória, a lembrança delas na cozinha fazendo coisas gostosas para agradar os netos, esperando quando vinham para passar um pouco das férias escolares. Os avôs eram perfeitos mestres, querendo ensinar a mexer com madeira, a plantar couve, por exemplo, a ensinar fazer pipa e até ensinar a pescar.

Eles nos mostravam o mundo de uma maneira diferente, única. Davam-nos carinho, faziam mimos e às vezes até umas chineladas, quando necessário, porque nossos pais permitiam.

Mas, os tempos mudaram e os avós, também. Os avós de hoje, trabalham e como os pais e as mães, têm pouco tempo, porque as exigências da sociedade são maiores.

Aí nos perguntamos: como nossos netos vão se recordar de nós, ou que recordação nossos filhos terão dos seus avós?

Com certeza, as melhores. Elas não estarão o tempo todo na cozinha, eles não vão ensinar a mexer na horta, porque moram em apartamentos ou na cidade, mas sabem ensinar a ler e escrever e até navegar na internet. Os avós de hoje são modernos, acompanham a evolução de tudo. Procuram ter uma cultura melhor e olhar a vida de uma forma diferente. Ainda ensinam a cozinhar, mas de uma forma futurista, até gravando vídeos. Os avôs ensinam sobre futebol e conversam sobre contratação de jogadores com seus netos.

Mas, uma coisa é certa, os avós de hoje são tão ternos e doces como os de antigamente. Não dão chineladas, mas ensinam os netos a evitar os castigos. Estão sempre em companhia deles e têm a oportunidade de conviverem mais e melhor.

Autor: Mila e Tiãozinho – Comunidade Javé Nissi

 

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..