A Arca da Aliança ainda existe? Onde está?

A Arca da Aliança ainda existe? Onde está?

Franciele de Ouro Fino: Padre sempre quis saber sobre a Arca da Aliança! Ela ainda existe? Onde está?

Olá Franciele, tudo bem? Caso consideremos a ficção científica dos filmes de Hollywood, a Arca da Aliança está nesse momento escondida em algum grande depósito de entulhos de guerra em algum lugar da Europa. Assim termina a jornada desse objeto religioso de acordo com o filme “Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida” (1981). Mas a verdade é bem outra, e muito mais simples. Vamos lá.

A Arca da Aliança foi o recipiente feito para guardar as tábuas da Lei Mosaica, aquelas que Deus teria entregue e Moisés no Monte Sinai e que continham os dez mandamentos. Essas tábuas de pedra era possivelmente muito sensíveis e por isso a comunidade dos hebreus, caminhando pelo deserto, esculpiu um baú (arca) para guardar tão precioso artefato. As Tábuas da Aliança expressavam a presença mesmo de Deus no meio da comunidade. Caso você tenha curiosidade, pegue sua bíblia e abra no livro do Êxodo 25, 10-21. Nesse trecho está a descrição de como era a Arca feita para acomodar as tábuas do Decálogo. Uma parte importante da Arca era a parte de cima, chamada “propiciatório”, no qual estavam esculpidos dois querubins de ouro, que para os judeus era a “shekinah” do Senhor, ou seja, Deus estava literalmente presente naquele lugar.

Enquanto caminhava pelo deserto, como povo nômade, a Arca da Aliança era acomodada num tenda especial, chamada “Tabernáculo”. Com a construção do Templo de Salomão (2Cr 5), a Arca foi levada para o lugar chamado “Santo dos Santos”, parte mais íntima do Templo no qual só podia entrar o Sumo Sacerdote uma vez ao ano. A Arca manifestava a presença de Deus. Segundo as Escrituras, durante as batalhas, o povo de Deus carregava consigo a Arca e a colocava na frente dos soldados, para receber a força que vinha do Senhor.

Não há nenhuma certeza sobre o destino da Arca da Aliança. Os estudos mais recentes mostram que foi possivelmente na invasão de Jerusalém por Nabucodonosor em 586 a.C. que a Arca tenha sido roubada. Desde esse período, na Bíblia, desaparecem as referências a este artefato. Mas se a Arca ainda existe ou não, só mesmo o tempo e a arqueologia poderão responder, caso um dia alguma notícia real sobre ela venha à tona. Por hora, só sabemos que este objeto existiu, era extremamente venerado e que desapareceu em algum momento da história. É isso!

Tira Teima: Padre Evaldo César de Souza

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..