Espírito Santo, princípio da santidade e comunhão

Espírito Santo, princípio da santidade e comunhão

O Espírito santifica a Igreja e a partir dela, todos os seus membros. A Igreja é santa porque participa da santidade de Deus — três vezes santo —, especialmente da santidade do Santo Espírito que a reúne em Cristo, o Filho santo de Deus. A referência à santidade da Igreja é, antes de tudo, a unidade da comunhão trinitária.

De fato, a Igreja é santa, pois Cristo, Filho de Deus, que com o Pai e o Espírito Santo é proclamado “único Santo”, amou a Igreja como sua Esposa. Por ela se entregou com o fim de santificá-la e cumulou-a com o dom do Espírito Santo, para a glória de Deus. A Igreja, unida a Cristo, é santificada por ele; por ele e nele torna-se também santificante. Todas as obras da Igreja tendem, como fim, “à santificação dos homens em Cristo e à glorificação de Deus”. A caridade é a alma da santidade à qual todos são chamados. (cf Catecismo nn 823-826)

A santidade da Igreja, que é, acima de tudo, expressão da sua comunhão com Deus e se manifesta mediante a caridade e a comunhão fraterna vivida por seus membros.

A santidade cristã se revela como seguimento de Cristo, na sua Igreja, segundo a novidade do Espírito. Este foi dado à comunidade dos discípulos reunida em comunhão e oração. Dessa forma a Igreja se torna morada do Espírito, que habita em todos e em cada fiel. Somos Igreja, comunidade dos fiéis de Cristo, em que cada um é chamado a participar de modo diferente da mesma santidade. Na Igreja – em cada membro – habita o Espírito de santidade que a faz sinal no mundo do amor salvador de Deus entre os homens.

O Espírito Santo santificador é comunhão entre o Pai e o Filho, entre Cristo e os seres humanos. A unidade gerada pelo Espírito caracteriza a Igreja como comunhão dos fiéis a partir da santidade do próprio Deus, o qual, em seu desígnio de amor, por Jesus, comunica seu Santo Espírito aos seres humanos para que se tornem seus filhos no amor e na santidade. O Espírito, vida de Deus Santo, santifica a Igreja para que os que nela permanecem possam produzir muitos frutos de santidade no amor (Jo 15,1-6).

A presença do Espírito, do Paráclito, que permanece com os fiéis, os reúne na Verdade (Jo 14,16-17; 16,13) para serem santos à imagem de Deus, o Pai. O Espírito opera em cada membro uma verdadeira transformação interior, abrindo-o a novas relações baseadas na caridade; realiza nele sua obra de santificação. Assim, a santidade, efeito do Espírito santificador, consiste nos frutos do Espírito (Gl 5,22).

A vida nova nas comunidades cristãs realiza-se na caridade. Essa vida nova se concretiza no mundo, mediante a prática do bem e do amor fraterno, antecipa nesta terra o mundo futuro, como sinal da comunhão e da vida eterna com Deus, e nos coloca em comunhão com a Igreja dos bem-aventurados.

O princípio desta comunhão é a caridade, Princípio divino “porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5). Amor que é o mesmo com que o Pai e o Filho se amam (Jo 17,26). Esse amor que é a Graça incriada, dado a nós verdadeiramente, produz em nós um efeito ou uma graça criada, que está no fundamento da caridade. A esse amor se liga a unidade, “mediante a qual se realiza entre os fiéis uma comunicação dos bens espirituais”. (cf Yves Congar, Creio no Espírito Santo, vol. 2)

Somente Deus, por meio de seu Espírito que nos foi dado, é o princípio da vida e da santidade em comunhão com ele no Amor. A caridade de Deus, inspirada em nós pelo Espírito, nos faz capazes de sermos santos, de participarmos do amor de Cristo e nele vivermos a santidade comprovada pelos santos.

É o único e mesmo Espírito Santo, dado à Igreja, que a renova constantemente em seus membros na santidade de Cristo Senhor, capacitando-a a ser sinal no mundo das realidades futuras, em que o amor será tudo em todos. (cf 1Co 15,28)

Ser santo, na Igreja, é agir pelo poder do Espírito que a santifica, é viver a vida nova proposta por Cristo segundo o Espírito (Jo 3,3-5), assumindo seu projeto de vida e amor.


Autor: Tácito Coutinho – Tatá – Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

 

Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..