Pentecostes

Pentecostes

Deus está em todas as suas criaturas pelo seu poder, pela sua presença e por sua essência. Nem todas, porém, são capazes de alcançá-Lo, nomeando-O, amando-O. Somente as criaturas espirituais, pela graça de Deus, podem atingi-lo, e é missão do Espírito Santo conceder esse dom que permite à criatura “tocar” a Deus, nele mesmo, por um conhecimento de amor.

Essa missão não introduz nenhuma mudança em Deus, mas inaugura algo que, não podendo ser em Deus, é na alma que é habitada pelas três Pessoas divinas. Dizer que habitam em nós, ou que as recebemos ou possuímos, é dizer que nos transformam, que iluminam o nosso entendimento e inflamam o nosso coração, imprimindo em nós os traços da sua semelhança. “A quantos o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1,12).

Desde toda a eternidade, o envio do Espírito Santo estava nos planos de Deus, e para esse fim ordenou todas as coisas, visto que a salvação consiste na aceitação desse Espírito para sermos verdadeiramente filhos de Deus e discípulos de Cristo. “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não lhe pertence” (Rom 8,9).

A habitação do Espírito Santo no homem, torna-o participante da natureza divina, habilitando-o a gozar da presença das Pessoas divinas em si, e aperfeiçoando nele a imagem de Deus, que só atingirá a sua perfeição na glória. Assim, podemos dizer que a missão do Espírito Santo continua sempre. São novas missões em cada intensificação da graça ou do fervor, ou em cada extensão da graça pela concessão de um novo dom.

O dom do Espírito Santo não foi apenas feito aos apóstolos e à Igreja, mas a cada um dos fiéis em particular. É um dom oferecido gratuitamente, e a ser apropriado por cada um na medida do seu amor e da sua fé. A medida da nossa santificação pessoal, e, nosso engajamento efetivo na Missão conferida pelo Senhor, é a medida da nossa fidelidade ao Espírito Santo. Ser fiel ao Espírito Santo é ser fiel ao Espírito de Cristo.

O Espírito age no cristão, podemos dizer, de duas maneiras: o santifica produzindo nele seus frutos – testemunho de santidade para o mundo –, e capacita-o para o anúncio do Evangelho com Seus carismas.

O Espírito Santo habita em nós (1Cor 3,16), é o nosso hóspede, sempre pronto a nos esclarecer, amparar, fortificar. Ele nada força, espera a nossa cooperação, a nossa adesão, para nos fazer conhecer o Pai e o Filho, para nos fazer penetrar no mistério de Cristo, para nos dar o verdadeiro “espírito de adoção filial pelo qual chamamos a Deus: Papai!” (Rom 8,15). E ainda vem “em auxílio da nossa fraqueza, pois não sabemos o que devemos pedir como nos convém; mas o próprio Espírito implora por nós com gemidos inexprimíveis” (Rom 8,26).

O Espírito Santo leva-nos a Jesus; faz-nos Jesus, transformando-nos n’Ele. É essa a sua obra; ninguém pode conformar-se com Jesus senão na unidade do Espírito Santo. É este o ciclo divino na santificação das almas: ninguém pode ir ao Pai a não ser por Jesus; ninguém pode ir a Jesus a não ser pelo Espírito Santo (cf. Ef 2,18).

Passados alguns dias de Sua ressurreição, Jesus cheio do Espírito Santo, cumpriu sua promessa: enviou do céu a torrente do Espírito sobre seus discípulos que estavam em oração com sua mãe Maria. Conta o livro dos Atos dos Apóstolos (cap. 2).

Se o batismo na água marcou o princípio da missão evangelizadora de Cristo, a inauguração da era messiânica, propriamente dita, da manifestação do “Filho de Deus” aos “filhos de Deus”, o batismo no Espírito Santo, em Pentecostes, marcou a instauração do reino de Deus sobre a terra, pelo seu Espírito. É o estabelecimento de uma nova vida espiritual, vida da graça, princípio e penhor, já neste mundo, da vida da glória, na eternidade. Era chegada a hora da adoração que o Pai quer, a verdadeira adoração, “em espírito e em verdade” (Jo 4,23).

É a consumação e a coroação do grande mistério da Páscoa, a sua plenitude, no dizer de Santo Agostinho (Sermão 43). Assim, Pentecostes não é somente a festa do Espírito Santo, mas de Cristo, fechando um capítulo da História da Salvação, e abrindo outro, pelo Seu Espírito. Podemos dizer também que é a grande “festa de aniversário da Igreja”, o natal do Espírito Santo.

Tácito Coutinho - Tatá - Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário
Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha..